Após cinco altas consecutivas, o Ibovespa abriu entre perdas e ganhos nesta quinta-feira (11), com recuo de 0,90% após os leilões iniciais, aos 106.483 pontos. Com a agenda de indicadores esvaziada no cenário nacional, a inflação nos Estados Unidos continua sendo o foco dos investidores.
Na véspera, a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de abril mostrou um avanço de 0,4% no mês, em linha com o esperado pelo mercado. Os números animaram por fortalecerem a teoria de pausa no aumento dos juros no país.
Hoje, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) de abril mostrou uma alta de 0,2%, abaixo do consenso de mercado, que esperava elevação de 0,5% após a queda de 0,3% em março. Na base anual, o indicador acumula alta de 2,3%, frente expectativa de 2,4%.
Com os números em linha de ontem e os dados abaixo do esperado de hoje, a plataforma de monitoramento de expectativa do CME Group virou de 86,4% para 99,1% os investidores que apostam na estabilidade dos juros no encontro do comitê em junho.
Por volta das 10h (horário de Brasília), o futuro do Dow Jones caía 0,29%, o do S&P 500 tinha perda de 0,02%, enquanto o do Nasdaq avançava 0,22%.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O mercado norte-americano também acompanha o risco de inadimplência dos títulos do país. Em coletiva no encontro do G7, no Japão, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, afirmou que um calote ameaçaria economia global e prejudicaria liderança dos EUA.
“Um calote ameaçaria os ganhos que trabalhamos tanto para obter nos últimos anos em nossa recuperação da pandemia. E desencadearia uma desaceleração global que nos atrasaria muito mais”, afirmou ela.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse na quarta-feira que o fracasso do Congresso em agir antes que o Tesouro fique sem dinheiro para pagar as contas do governo – algo que pode acontecer já em 1º de junho – pode levar a economia dos EUA a uma recessão.
Por aqui, o Congresso está mudando o texto original do novo arcabouço fiscal. Um dos objetivos é impor sanções mais duras caso o Executivo descumpra o limite de crescimento dos gastos ano a ano. Os deputados querem que um eventual estouro engatilhe automaticamente medidas mais práticas para retomar o controle.
Uma das propostas é a obrigação de bloqueio das despesas emergencialmente para atingir a meta e proibições para aumentos salariais acima da inflação aos servidores públicos.
A temporada de balanços também segue, com a divulgação de Petrobras (PETR4) após o fechamento do Ibovespa hoje. Outras apresentações são da B3 (B3SA3), Cogna (COGN3) e MRV (MRVE3).
O dólar à vista sobe nos primeiros negócios do dia, com avanço de 0,49%, a R$ 4,9736.