Não sou dessas pessoas sensacionalistas e extremistas. Dificilmente vocês me verão falando que algo é a única forma de conseguir x, ou que y é o MELHOR método disso ou daquilo. Eu sou da filosofia além de ser do empreendedorismo, então tenho essa tendência incontrolável de questionar, relativizar e buscar mais perguntas do que respostas prontas.
Quando falo desse assunto, realmente digo que é o único caminho. Tá bom, mas o que é o único caminho? E único caminho para o quê? Esse é o lado magnífico de ter liberdade para escrever essa coluna, posso gerar um suspense sem muita utilidade para acrescentar meu toque especial de drama em um conteúdo, por mais objetivo que ele seja. Mas vamos direto ao ponto.
Coragem é o único caminho para:
- Fazer o que é certo
- Viver em seu máximo potencial
- Não olhar para trás com arrependimento
- Viver uma vida que vale a pena ser vivida
Nada é dito ou escrito sobre os covardes. Nada é lembrado. Tudo que é bom nesse mundo exigiu coragem. Desde um adolescente criando o que seria uma das maiores empresas de tecnologia do mundo até a americana Rosa Parks e sua vida de 42 anos de coragem vivendo como uma mulher negra no Sul, até o grande ato no ônibus.
Coragem é abrir um negócio próprio, se arriscando mesmo quando todos vão contra você. Coragem é insistir todos os dias na conciliação e construção de um casamento, quando todos falam que é mais fácil separar e só ir atrás de ser feliz.
Coragem é o único caminho para a grandeza. Seja a coragem de se impor quando presenciamos algo antiético no trabalho, ou de falar o que ninguém quer dizer.
Talvez na sua vida não falte conhecimento, falte coragem. Você sabe o que é o certo, você sabe o que precisa fazer, mas sucumbe ao medo e o deixa vencer. A coragem só existe na superação do medo. O medo é o maior inimigo que você terá que enfrentar na sua vida. Medo de perder, fracassar, decepcionar, arriscar.
Preste atenção nos seus medos: se eles te fazem ser mais cauteloso, alerta, preparado, então são
medos funcionais e mais ajudam do que atrapalham. Porém, se são medos que te paralisam, te inferiorizam, fazem você se sentir mal consigo mesmo, incapaz, inseguro, então esses são os medos que você precisa enfrentar e superar.
Leia também:
- Os jovens da Geração Z deveriam se concentrar no autoconhecimento
- Gestão de tempo para empreendedores
- A Inteligência Artificial não substituirá bons empreendedores
Para ter coragem é preciso passar pelo medo. As pessoas normalmente evitam o medo porque acreditam que com o tempo ele sumirá. Para vocês, tenho uma má notícia. O medo, quando ignorado, vai crescendo até o ponto que você não conseguirá nem mais olhar, pensar ou falar sobre ele sem surtar. Ele só vai embora quando você se aproxima dele, o entende, o analisa e o supera.
Seu medo pode ser de fracassar e pode te impedir de começar um negócio, por exemplo, mas amanhã ele pode te impedir de fazer qualquer coisa que tenha o mínimo de risco, e te condicione a viver uma vida muito menor e menos realizada do que você poderia. Viver é risco. Ter um relacionamento é risco. Amar é risco. Trabalhar é risco.
Tudo é risco. A forma de superar esse medo, para ser corajoso, é entender o porquê o medo de fracassar é presente nos seus pensamentos e sentimentos. Qual é a causa dele? Por que ele existe? Analise esse medo, escreva sobre ele, tente encontrar a origem e causa dele. A partir dessa descoberta, ficará mais fácil entender como você pode agir em cima do medo. Talvez você se prepare melhor, talvez você se afaste de alguém que só alimenta e faz esse medo em você crescer – seja o que for, a solução está aí.
A coragem é o único caminho. E para ter coragem é preciso enfrentar os medos. Quem são as pessoas corajosas que você pode se inspirar hoje?
Aquelas que fizeram, mesmo com risco, mesmo com medo? Olhe para os momentos corajosos e aprenda, ao invés de se concentrar nas falhas de outra pessoa como uma maneira de justificar as suas.
Lembre-se: Nada é dito ou escrito sobre os covardes. Nada é lembrado ou admirado. O seu único caminho para ser quem você pode ser e atingir o que você sonha, é a coragem.