A Petrobras (PETR3/PETR4) anunciou nesta terça-feira sua nova estratégia comercial para o diesel e a gasolina e informou que sua nova política terá como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional.
A estatal disse em fato relevante que a nova estratégia prioriza o “custo alternativo do cliente”, que contempla principais alternativas de suprimento, além de um valor marginal para a Petrobras.
A empresa afirmou que a nova política garantirá preços em patamar que permitem a realização de investimentos de seu planejamento estratégico.
Os reajustes de preços da gasolina e diesel continuarão sendo feitos sem periodicidade definida e evitando repasse da volatilidade aos preços, acrescentou a estatal.
No domingo, a Petrobras havia informado em um comunicado que estava discutindo internamente alterações em suas políticas de preço para diesel e gasolina. Na semana passada, em teleconferência de resultados, a direção da companhia disse que haveria um anúncio nesta semana sobre o assunto.
Antes da divulgação, uma fonte ligada à empresa afirmou, em condição de anonimato, que a nova política de preços deverá prever mais estabilidade e espaçamento entre os reajustes. “A Petrobras tem condições operacionais que permitem amortecer oscilações especulativas ou eventuais durante períodos sem afetar sua rentabilidade na média”, afirmou a fonte. “O objetivo é mitigar ao máximo a volatilidade”, afirmou, sem dar detalhes sobre a periodicidade dos ajustes.
(com Reuters)