Bom dia! Hoje é quarta-feira, 10 de maio.
Cenários
A grande notícia desta quarta-feira (10) é a divulgação da inflação americana medida pelo CPI (Consumer Price Index). A projeção para os 12 meses até abril no índice geral é uma inflação de 5%, inalterada em relação aos 12 meses até março. No caso do “núcleo” (core index) da inflação, que exclui alimentos e energia, cujos preços são mais voláteis, a projeção é de uma leve desaceleração para 5,5% em 12 meses, ante os 5,6% nos 12 meses até março.
Perspectivas
O Fed (Federal Reserve), o banco central americano, elevou os juros em 0,25 ponto percentual para a faixa entre 5% e 5,25% ao ano em sua reunião encerrada no dia 3 de maio. Ao comentar essa decisão, o Fed eliminou as palavras “algum endurecimento adicional da política pode ser apropriado”. Isso aumentou as expectativas de uma pausa no ciclo de aperto monetário na próxima reunião, agendada para junho.
De acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group, os mercados estão precificando uma probabilidade de quase 90% de que o Fed deixará sua taxa de juros inalterada na próxima reunião de política monetária. Uma inflação que confirme as projeções (ou fique abaixo delas) poderá reforçar essa hipótese. Porém, se o índice vier acima do esperado, a certeza de interrupção da alta dos juros será menor.
Indicadores
– Brasil
IGP-M / Mai (1ª prévia)
Observado: -1,13%
Anterior: -0,90%
– Estados Unidos
Consumer Price Index / Abr
Esperado: 0,4%
Anterior: 0,1%
Consumer Price Index / 12M
Esperado: 5,0%
Anterior: 5,0%
Consumer Price Index (Núcleo) / Abr
Esperado: 0,4%
Anterior: 0,4%
Consumer Price Index (Núcleo) / 12M
Esperado: 5,5%
Anterior: 5,6%