Todo fundador que busca levantar capital sabe que o cenário de captação de recursos é competitivo. À medida que os investidores navegam por uma economia ainda incerta, é fundamental que os fundadores aproveitem ao máximo o tempo diante dos investidores de capital de risco para os quais estão apresentando seus projetos.
Em nossa empresa, estamos comprometidos em investir em fundadores nos quais acreditamos e cujos produtos e serviços têm um impacto mensurável em suas respectivas indústrias. Nossa filosofia é ser parceiro deles, mergulhando junto com eles após o financiamento. Com essa missão, somos extremamente seletivos em relação aos fundadores nos quais investimos, pois estamos fazendo um compromisso de longo prazo.
Consequentemente, procuramos algumas coisas em uma reunião de apresentação. Como todo investidor, queremos ouvir a história de fundação e a oportunidade de mercado. Mas para realmente chamar a atenção de um investidor, sua apresentação de pitch precisa conquistá-lo logo nos dois ou três primeiros slides. Coloque os dados mais convincentes logo de início e procure usar o menor número possível de palavras para contar uma história de marca forte.
Antes da sua próxima reunião de apresentação com uma empresa de capital de risco, aqui estão quatro maneiras de destacar sua apresentação de pitch:
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DragonImages/ Getty Images 1º – Seja claro sobre o problema
Logo de cara, é importante deixar claro para seus potenciais investidores qual problema você identificou no mercado e como você está resolvendo. Valide esse problema com dados e fale com clareza sobre como sua solução aborda de forma única uma lacuna clara no mercado.
Além disso, em sua explicação, enfatize as maneiras pelas quais você está entregando valor aos seus clientes.
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nd3000/Getty Images 2º – Apresente sua equipe
No mínimo, os investidores querem saber se os principais membros da sua equipe têm experiência no setor para ajudar a escalar o crescimento da empresa. Eles também desejam entender como sua equipe se comunica internamente.
Como parceiro de investimento, incentivamos a transparência e a responsabilidade, e gostamos de ver que os fundadores já começaram a cultivar essa cultura dentro de suas organizações antes de levantar capital. Também enfatizamos equipes fundadoras com experiências diversas, mas complementares, porque descobrimos que equipes de liderança diversas estão mais preparadas para enfrentar desafios inevitáveis.
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ArLawKa AungTun/Getty Images 3º – Explique o modelo de negócio
Diante do atual cenário da economia norte-americana, os investidores estão mais cautelosos ao investir capital do que estavam há um ano. Com o aumento das taxas de juros e a incerteza em relação ao futuro, as empresas estão dando grande ênfase à eficiência de capital.
No slide do seu modelo de negócio, mostre como você administra de forma eficiente o seu fluxo de caixa. Os investidores estão procurando fundadores que conduzam empresas com metas de alto crescimento, mas que também tenham implementado uma estratégia que priorize a eficiência de capital.
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Liubomyr Vorona/Getty Images 4º – Coloque contexto
É sempre impressionante quando um fundador consegue mostrar onde sua empresa se encaixa em todo o mercado. Não apenas compartilhe sua vantagem competitiva dentro de um microsegmento do seu mercado; mostre aos investidores em potencial as tendências que impactam o espaço maior e onde sua empresa se encaixa. Eles farão essa pesquisa de qualquer maneira, então vá em frente e apresente isso desde o início.
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Anúncio publicitário -
monkeybusinessimages/Getty Images Bônus: Demonstre comprometimento com clientes
Em minha experiência, o compromisso com um atendimento ao cliente excepcional leva ao sucesso a longo prazo, reduzindo os custos de aquisição de clientes e construindo uma comunidade. Clientes engajados estão se tornando cada vez mais importantes na era da economia da experiência, então mostre evidências em seu discurso de que seus clientes estão satisfeitos e que suas equipes são obcecadas pelo cliente.
Por fim, os melhores pitch decks seguem a regra do “Ponto Certo”. Eles não são muito longos nem muito curtos; contam uma história e captam imediatamente a atenção dos investidores.
1º – Seja claro sobre o problema
Logo de cara, é importante deixar claro para seus potenciais investidores qual problema você identificou no mercado e como você está resolvendo. Valide esse problema com dados e fale com clareza sobre como sua solução aborda de forma única uma lacuna clara no mercado.
Além disso, em sua explicação, enfatize as maneiras pelas quais você está entregando valor aos seus clientes.
Sean Cantwell é sócio-gerente na Volition Capital, concentrando-se principalmente em empresas dos setores de Software e Serviços Habilitados para Tecnologia.