Os investidores de capital de risco reduziram seus investimentos, com US$ 75 bilhões (R$ 366 bilhões) injetados em fintechs globalmente em 2022, em comparação com US$ 140 bilhões (R$ 683 bilhões) em 2021, de acordo com relatórios da CB Insights. Isso torna o ambiente de negócios ainda mais difícil para as startups novatas, que dependem de financiamento externo.
Isso se reflete no número de novas empresas que entraram na lista das 50 principais fintechs de 2023, na qual apenas 19 companhias estrearam, em comparação com o recorde de 25 empresas do ano anterior.
Veja 10 estreantes na lista de principais fintechs deste ano:
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Unsplash Alloy
Conecta bancos e fintechs a ferramentas de prevenção de fraudes provenientes de 150 fontes de dados que verificam as identidades dos clientes durante o processo de integração, monitoram as transações para identificar atividades suspeitas e tomam decisões de crédito e conformidade. Seus 400 clientes incluem empresas como Carta, Brex, Stash e diversos bancos regionais e cooperativas de crédito.
A empresa anunciou uma expansão global para 40 países em agosto de 2022 e levantou uma rodada de financiamento da Série C em setembro, elevando sua avaliação para US$ 1,55 bilhão (R$ 7,3 bilhões).
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Unsplash At-Bay
Oferece serviços de seguro e consultoria em cibersegurança para ajudar pequenas e médias empresas a mitigar ameaças de segurança, que vão desde violações de privacidade de dados até fraudes financeiras.
Seus clientes variam de empresas de serviços profissionais e financeiros até empresas de manufatura e saúde. A At-Bay alcançou US$ 380 milhões (R$ 1,8 bilhão) em prêmios brutos anuais emitidos em 2022.
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Unsplash Atomic
Bancos, fintechs, cooperativas de crédito e outras plataformas de finanças voltadas para o consumidor usam sua oferta de corretagem de marca branca para fornecer aos clientes acesso a fundos de mercado monetário, gerenciamento de patrimônio e serviços de tesouraria.
A empresa também oferece consultoria de investimentos por meio de seu conselheiro registrado na SEC chamado Helium.
Desde o lançamento em novembro de 2021, os ativos totais subiram para mais de US$ 1 bilhão (R$ 4,8 bilhões).
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Unsplash GlossGenius
Empresa de software de agendamento de compromissos e pagamentos que atende a negócios independentes do setor de beleza. Com sete anos de existência, a GlossGenius cobra uma taxa mensal entre US$ 24 e US$ 48, além de uma taxa de processamento de 2.6% sobre os pagamentos.
No último ano, eles lançaram uma funcionalidade que requer um depósito no momento da reserva do compromisso para desencorajar cancelamentos. Mais da metade de sua receita vem dos pagamentos processados pela plataforma.
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Unsplash Candidly
Candidly é uma empresa cujo software de backend auxilia empregadores e empresas de serviços financeiros a oferecer contribuições para pagamentos de empréstimos estudantis e orientação sobre o gerenciamento da dívida estudantil como benefícios para os trabalhadores.
A empresa estabeleceu parcerias com a Vanguard, Empower e PNC Bank, e conta com a Salesforce como cliente final.
Através do seu software, a companhia processa mensalmente vários milhões de dólares em contribuições de empregadores.
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Unsplash Lead Bank
A empresa realiza transferências de dinheiro, emite empréstimos e processa pagamentos para fintechs e startups de criptomoedas, além de empresas multinacionais de consumo. Os clientes pagam taxas variáveis com base no volume de transações ou empréstimos, e, como qualquer outro banco, o Lead também obtém receita de juros a partir de depósitos em dinheiro, que totalizaram US$ 675 milhões no final do ano passado.
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Unsplash Kin Insurance
A Kin vende apólices de seguro residencial digitalmente em seis estados (Flórida, Mississippi, Louisiana, Alabama, Carolina do Sul e Arizona), eliminando a necessidade de agentes de seguros para reduzir custos e taxas.
A própria empresa de seguros é estruturada como uma cooperativa de proprietários de apólices, com a Kin recebendo 32% dos prêmios como taxa de gerenciamento.
Cerca de 50% do risco é coberto por resseguro. A empresa tinha 105.000 segurados no final de 2022, um aumento em relação aos 62 mil do ano anterior.
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Unsplash MX
A empresa permite que os clientes se conectem aos dados financeiros dos consumidores, interpretem esses dados e desenvolvam produtos com base nesses insights.
Seus clientes abrangem instituições financeiras tradicionais e fintechs, como U.S. Bank, o banco canadense CIBC e a Stripe
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Unsplash Nium
Uma rede de pagamento global para empresas que oferece serviços de pagamentos em tempo real e emissão de cartões.
A empresa pode realizar pagamentos em quase 200 países, coletar fundos em 100 moedas e emitir cartões em 35 países. Entre seus clientes estão o provedor de folha de pagamento Rippling e a plataforma de recursos humanos Deel, e seus principais investidores incluem dois dos maiores fundos soberanos de Cingapura, Temasek e GIC.
Nos últimos dois anos, a Nium adquiriu três empresas: o negócio de pagamentos de viagens Ixaris, a emissora de cartões indiana Wirecard Forex e a SoCash, uma empresa de pagamentos sediada em Cingapura com uma rede de mais de 20 mil varejistas em toda a Ásia.
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Unsplash Mudflap
Através de sua plataforma, a Mudflap conecta proprietários-operadores e pequenas frotas a postos de caminhões que oferecem descontos em combustível.
No último ano, eles também lançaram o Mudflap Fleet Card, que oferece descontos adicionais e permite que eles coletem taxas nas compras dos clientes.
A empresa também está lançando ferramentas de gerenciamento de frota para ajudar os proprietários de empresas a gerenciar seus custos com combustível.
Alloy
Conecta bancos e fintechs a ferramentas de prevenção de fraudes provenientes de 150 fontes de dados que verificam as identidades dos clientes durante o processo de integração, monitoram as transações para identificar atividades suspeitas e tomam decisões de crédito e conformidade. Seus 400 clientes incluem empresas como Carta, Brex, Stash e diversos bancos regionais e cooperativas de crédito.
A empresa anunciou uma expansão global para 40 países em agosto de 2022 e levantou uma rodada de financiamento da Série C em setembro, elevando sua avaliação para US$ 1,55 bilhão (R$ 7,3 bilhões).
Não é por acaso que muitas das novas empresas oferecem suporte ou serviços nos bastidores para outras companhias – em outras palavras, elas não exigem um investimento maciço de capital de risco para causar impacto nos consumidores. Uma das novas empresas da lista, a VizyPay, é uma operação totalmente financiada por recursos próprios. Com sede em Waukee, Estados Unidos, ela ajuda pequenas empresas em áreas rurais a processar pagamentos de forma a compensar as taxas de cartão de crédito e débito.
Na verdade, o setor de pagamentos foi responsável por seis dos 19 novos participantes este ano, pois os empresários se concentraram em novos nichos onde poderiam agregar valor e competir. Por exemplo, a TabaPay, sediada em Mountain View, agiliza a movimentação de dinheiro para fintechs e bancos. Ela possui acesso direto a 14 redes de pagamento, incluindo Visa, Mastercard e redes regionais de débito, o que lhe permite rotear os pagamentos de forma inteligente para obter velocidades mais rápidas e taxas mais baixas.
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A prevenção de fraudes também é uma área em crescimento – afinal, os fraudadores não são desencorajados pela desaceleração no financiamento de capital de risco. O estreante na lista, SentiLink, começou há seis anos detectando fraudes de identidade sintéticas, onde criminosos combinam números de Seguro Social roubados, nomes falsos e endereços reais para criar identidades falsas. A Alloy conecta bancos e fintechs a ferramentas de combate à fraude provenientes de 150 fontes de dados que verificam a identidade dos clientes, monitoram transações em busca de atividades suspeitas e tomam decisões de crédito e conformidade.
(Tradução: Poliana Santos)