O Ibovespa fechou em alta de 1,33% nesta sexta-feira (9), cotado a 117.019 pontos, na volta do feriado de Corpus Christi. A valorização foi apoiada pela expectativa de estímulos da China no país e por uma possível pausa no aumento de juros do Federal Reserve, banco central norte-americano. Por aqui, o pregão também contou com o empurrão das ações de commodities, como Petrobras (PETR3/PETR4) e de bancos, como o Banco do Brasil (BBAS3).
O dólar se manteve em queda e encerrou o dia em baixa de 0,98%, negociado a R$ 4,8761. A moeda continua a sentir a onda de valorização de moedas emergentes, além de ser afetada pelo crescimento do fluxo internacional e comercial.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
As taxas dos contratos futuros de juros retomaram a trajetória mais recente de queda no Brasil nesta sexta-feira, elevando a perspectiva de início do ciclo de cortes da Selic no futuro próximo, em um ambiente ainda marcado pelos índices de inflação mais fracos divulgados nas últimas semanas.
Na contramão do exterior, onde os rendimentos dos Treasuries sustentavam ganhos, as taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) apresentaram queda firme hoje, em especial no contrato para janeiro de 2025, cuja taxa caiu 18 pontos-base.
No cenário corporativo, as ações da CVC (CVCB3) e da Gol (GOLL4) ocupavam os postos de maiores altas do pregão. Os papéis registraram valorização de 9,86% e 7,28%, respectivamente.
Os papéis da Petrobras subiram 4,85% e 4,41% nas negociações do dia, com a expectativa de novos estímulos provenientes da China, motivados pela desaceleração dos preços ao consumidor em maio no país e pela redução dos juros nos principais bancos locais.
Do lado negativo do Ibovespa, as ações 3R Petroleum (RRRP3) ganharam destaque, com recuo de 2,5%. Suzano (SUZB3) também acompanhou o movimento de desvalorização e fechou o dia em queda de aproximadamente 1,2%.
Na semana, o Ibovespa avançou cerca de 3,93%. Esta é a sétima semana seguida em que o índice acumula desempenho positivo, maior sequência desde o final de 2020.
Em Wall Street, os principais índices fecharam em alta com a expectativa de que o Federal Reserve faça a manutenção dos juros na próxima semana, depois que os dados de pedidos de auxílio-desemprego vieram acima do esperado na última quinta-feira (8).
Por lá, o S&P 500 e o Nasdaq atingiram novas máximas de 2023 durante esta sexta-feira, com as ações da Tesla saltando após a General Motors adotar o padrão de sistema de recarga de baterias da montadora de Elon Musk.
O Dow Jones avançou 0,13% a 33.876 pontos; o S&P 500 ganhou 0,11%, a 4.298 pontos; e o Nasdaq fechou em alta de 0,16% a 13.259 pontos. (Com Reuters)