O Ibovespa recua na manhã desta quarta-feira (28), com o mercado global à espera de um discurso hawkish dos principais bancos centrais durante o Fórum do Banco Central Europeu em Sintra, Portugal. Estarão presentes Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), e Kazuo Ueda, presidente do Banco do Japão (BoJ). Por volta das 10h10, o Ibovespa tinha queda de 0,17%, aos 117.522,87. Enquanto isso, o dólar subia 1,33%, negociado a R$ 4,86.
Os investidores estão em busca de mais pistas sobre o futuro da política monetária global. Recentemente, o presidente do banco central dos EUA afirmou que espera mais aumentos na taxa de juros. Já o BCE prometeu um aperto adicional em julho na tentativa de conter a inflação, que ainda está três vezes acima da meta de 2%.
Além disso, indicadores como a confiança do consumidor, vendas de moradias e encomendas à indústria nos EUA demonstraram a força da economia norte-americana, levando o Goldman Sachs a elevar sua projeção de crescimento do PIB de 1,8% para 2,2%. Esses indicadores da principal economia do mundo amenizam o temor de recessão.
Leia Também:
- BCE enfrenta nova fase de inflação persistente, diz Lagarde
- Confiança do consumidor nos EUA atinge patamar elevado em junho
- BC sinaliza possibilidade de corte “parcimonioso” de juros em agosto
No Brasil, os investidores continuam focados nos próximos passos do Banco Central após a divulgação, na terça-feira (27), de uma ata mais dovish, sinalizando a possibilidade de cortes de juros em agosto, juntamente com o IPCA-15 mostrando uma desinflação consistente. Agora, a expectativa é pelo relatório de inflação e pela decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) em relação à meta de inflação na quinta-feira (29).
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: -0,15%
S&P 500: -0,18%
Nasdaq: -0,37%
Europa:
DAX (Frankfurt): +0,81%
FTSE100 (Londres): +0,75%
CAC 40 (Paris): +0,83%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): +2,02%
Kospi (Coreia): -0,67%
Xangai (China): -0,01%