O Ibovespa inicia a sexta-feira (2) em alta após a aprovação pelo Congresso da suspensão do limite da dívida dos Estados Unidos. Agora, o mercado reage aos dados da produção industrial do Brasil.
Por volta das 10h25, o principal índice da Bolsa de Valores tinha alta de 0,37%, aos 110.626,58 pontos. Por sua vez, o dólar caía 0,61%, cotado a R$ 4,97.
O Senado dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira (1) a legislação bipartidária defendida pelo presidente Joe Biden e que eleva o teto da dívida de 31,4 trilhões de dólares do governo, evitando o que teria sido o primeiro calote da história.
O Senado votou por 63 a 36 para aprovar o projeto de lei que havia sido passado na quarta-feira (31) pela Câmara dos Deputados, com os parlamentares correndo contra o relógio após meses de disputas partidárias entre democratas e republicanos.
O Departamento do Tesouro alertou que não conseguiria pagar todas as suas contas em 5 de junho se o Congresso não agisse até então.
“Estamos evitando o calote esta noite”, disse o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, na quinta-feira.
Biden elogiou a ação do Congresso. “Este acordo bipartidário é uma grande vitória para nossa economia e para o povo norte-americano”, disse o presidente democrata em um comunicado, acrescentando que o sancionará o mais rápido possível.
No Brasil, além da aprovação sobre o teto de dívida dos EUA, os investidores acompanham os dados da produção industrial, que apresentaram um desempenho negativo.
A produção industrial brasileira teve queda de 0,6% em abril na comparação com o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção recuou 2,7%. As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de quedas de 0,2% na variação mensal e de 1,1% na base anual.
Confira o comportamento dos principais índices internacionais:
Estados Unidos:
- Dow Jones: +0,47%
- S&P 500: +0,99%
- Nasdaq: +1,28%
Europa:
- DAX (Frankfurt): +1,70%
- FTSE100 (Londres): +1,11%
- CAC 40 (Paris): +1,54%
Ásia:
- Nikkei (Tóquio): +1,21%
- Xangai (China): +0,79%
- Kospi (Coreia): +1,25%
(Com Reuters)