O Itaú Unibanco (ITUB4) mantém sua posição como a marca mais valiosa do Brasil, com um valor de US$ 8,7 bilhões (aproximadamente R$ 42,7 bilhões), representando um crescimento de 32% em relação a 2022. O maior banco da América Latina supera outras marcas, com seu valor sendo 70% maior que a segunda colocada, de acordo com um levantamento realizado pela consultoria britânica Brand Finance, divulgado nesta quarta-feira (7).
Galeria de fotos:
Com 98 anos de operação em 18 países, o Itaú Unibanco alcança resultados expressivos, como uma receita líquida de R$ 30 bilhões, 70 milhões de clientes, quase 100 mil funcionários em todo o mundo e mais de R$ 1 trilhão em empréstimos. Além de liderar no Brasil, o banco é a única marca brasileira listada entre as 500 mais valiosas do mundo.
Nos primeiros cinco lugares do ranking no Brasil, observa-se uma predominância dos bancos, com exceção da Petrobras (PETR4). O Bradesco (BBDC4) ocupa a segunda posição, com valor de US$ 5,1 bilhões, seguido pelo Banco do Brasil (BBAS3) com US$ 4,9 bilhões.
Segundo o levantamento, fatores como a capacidade do Bradesco em atender às necessidades dos clientes em diferentes níveis socioeconômicos, a abrangência da rede de atendimento, o modelo de governança, os sólidos resultados financeiros, a democratização do crédito e a bancarização contribuem para valorizar a marca.
Já o Banco do Brasil continua a consolidar sua posição e força de marca, atualizando seus sistemas de gestão baseados em valor, e ocupa a terceira posição no ranking.
Leia Também:
- Conheça as 10 marcas mais populares entre os gamers brasileiros
- As 10 marcas mais valiosas do mundo em 2023
- Marcas mais valiosas não são as mais amadas pelos funcionários
O valor total das 100 marcas mais valiosas do Brasil aumentou 16% em relação ao ano anterior.
“As marcas brasileiras demonstram ter superado a crise da pandemia de COVID-19, com segundo ano consecutivo de crescimento real. Os 16% de crescimento são reforçados pela avaliação do número de marcas que cresceram no último ano – 76% das marcas tiveram crescimento em seu valor de 2022 para 2023”, afirma Eduardo Chaves, Sócio-Diretor da Brand Finance do Brasil.
Veja o ranking das 10 marcas mais valiosas do Brasil:
-
SOPA Images/Getty Images 1º – Itaú
Valor da marca em 2023: US$ 8,7 bilhões
-
Getty Images 2º – Bradesco
Valor da marca em 2023: US$ 5,1 bilhões
-
SOPA Images/Getty Images 3º – Banco do Brasil
Valor da marca em 2023: US$ 4,9 bilhões.
-
Paulo Whitaker/Reuters 4º – Petrobras
Valor da marca em 2023: US$ 3,9 bilhões.
-
Anúncio publicitário -
Pilar Olivares/Reuters 5º – Caixa Econômica Federal
Valor da marca em 2023: US$ 3,1 bilhões.
-
Brendan McDermid/Reuters 6º – Vale
Valor da marca em 2023: US$ 2,2 bilhões.
-
REUTERS/Amanda Perobelli 7º – Natura
Valor da marca em 2023: US$ 2 bilhões.
-
Divulgação 8º – Skol
Valor da marca em 2023: US$ 1,8 bilhão.
-
Reprodução 9º – Brahma
Valor da marca em 2023: US$ 1,6 bilhão.
-
Reprodução/Facebook/Sadia 10º – Sadia
Valor da marca em 2023: US$ 1,6 bilhão.
1º – Itaú
Valor da marca em 2023: US$ 8,7 bilhões