A Link School of Business, faculdade focada na formação de empreendedores, adicionou mais uma parceira ao seu portfólio de conexões internacionais, a Babson College. Localizada em Boston, nos Estados Unidos, a universidade também segue a mesma premissa da Link e é conhecida como a “faculdade dos visionários”.
A Babson vai compor o programa internacional da escola, com aulas ministradas pelo professor Jay Rao, que abordará inovação e estratégia com foco em liderança. De acordo com a Link, a matéria será obrigatória e fará parte da grade curricular dos alunos do sexto semestre.
Leia também:
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
“No semestre serão abordados assuntos como liderança empreendedora que vão além do pensamento gerencial convencional, inovação e cultura empresarial. Além disso, os alunos terão atividades e avaliações durante as aulas, que serão online e ao vivo, e poderão tirar dúvidas em tempo real com o professor”, afirma a faculdade em comunicado.
A novidade fará parte do programa internacional da Link, que já tem parcerias firmadas com instituições como Stanford University, Disney Institute e Wharton Interactive. Além disso, os alunos têm acesso a intercâmbios em Tel Aviv e também na Ásia. A cada semestre, os alunos participam de imersões online e presenciais com essas universidades, de acordo com a Link.
“Três desses programas são aulas dadas por professores dessas universidades exclusivamente para os alunos da Link. Os programas da Disney, Tel Aviv e Ásia, são viagens que os alunos fazem e são parte obrigatória do nosso esquema pedagógico”, afirma Álvaro Schocair, CEO da Link School of Business. “Com certeza são vivências importantes para que eles coloquem o que aprendem em prática de maneira diferenciada para o mercado de trabalho.”
Confira cinco conselhos de carreira de Bill Gates
-
Getty Images 1. A vida não é uma peça de um ato só
“Você provavelmente está enfrentando muita pressão agora para tomar as decisões certas sobre sua carreira. Pode parecer que essas decisões são permanentes. Elas não são”, disse Bill Gates. “O que você faz amanhã – ou nos próximos dez anos – não precisa ser o que você vai fazer para sempre.”
Gates compartilhou que, quando deixou a faculdade após três semestres, estava convencido de que trabalharia na Microsoft pelo resto da vida. Ele ainda trabalha com software, mas afirma que a filantropia, especialmente nas áreas de mudança climática e desigualdades globais, é sua vocação em tempo integral.
“Não é apenas ok mudar de ideia, reinventar-se ou ter uma segunda carreira, mas também pode ser uma coisa boa”, disse Gates.
-
Divulgação/Gates Ventures 2. Conhecimento nunca é demais
Em seu segundo ponto, Bill Gates enfatizou o valor da aprendizagem ao longo da vida. “Achei que sabia tudo quando saí da faculdade”, disse ele. “Mas, eventualmente, percebi que o primeiro passo para aprender algo novo é se debruçar sobre o que você não sabe, em vez de focar no que você sabe.”
Esse aprendizado, disse Gates, pode vir de outras pessoas que são especialistas em suas áreas – ou talvez um pouco mais adiantadas do que você. “Em algum momento da sua carreira, você vai se deparar com um problema que não pode resolver sozinho. Quando isso acontecer, não entre em pânico. Respire. Pense bem. E então encontre pessoas inteligentes com quem você pode aprender.
“Pode ser um colega com mais experiência. Pode ser um de seus colegas de graduação, que tem uma boa perspectiva e vai te incentivar a pensar de uma forma diferente. Pode até ser um especialista na área que esteja disposto a responder às suas perguntas.”
Gates disse que quase tudo o que ele conquistou aconteceu porque ele procurou outras pessoas que sabiam mais do que ele. “As pessoas querem te ajudar. A chave é não ter medo de perguntar. Você pode terminar a faculdade, mas o resto da sua vida ainda pode – e deve – ser uma escola.”
-
krisanapong detraphiphat/Getty Images 3. Busque trabalhar em algo que resolva um problema
Gates aconselhou seus ouvintes a trabalhar em campos práticos que tornam o mundo um lugar melhor. “A boa notícia é que você está se formando em um momento de imensa oportunidade para ajudar as pessoas”, disse ele. “Novas indústrias e empresas estão surgindo todos os dias, o que permite que você ganhe a vida fazendo a diferença. E os avanços na ciência e na tecnologia tornaram mais fácil do que nunca causar um grande impacto.”
O propósito é um importante motivador para a Geração Z. “Quando você passa seus dias fazendo algo que resolve um grande problema, isso te energiza para fazer o seu melhor trabalho. Te obriga a ser mais criativo e dá um senso de propósito mais forte à sua vida”, disse Bill Gates.
-
Getty Images 4. Não subestime o poder das amizades
As amizades podem ter um impacto extraordinário na sua jornada profissional, disse Bill Gates. “Quando eu estava na escola, fiz amizade com outro aluno que compartilhava muitos dos mesmos interesses – como livros de ficção científica e revistas de informática”, disse ele. “Mal sabia eu até onde esse relacionamento me levaria. O nome do meu amigo era Paul Allen – e começamos a Microsoft juntos.”
Gates disse aos recém-formados que seus colegas graduados são mais do que apenas colegas de classe. “Eles são sua rede. Seus futuros cofundadores colegas de trabalho. Suas melhores fontes de apoio, informações e conselhos. A única coisa mais valiosa do que com o que vocês vão sair do palco hoje é com quem vocês entram no palco.”
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Você não é preguiçoso se tirar uma folga
Ao dar seu último conselho, Gates observou que esse era o que ele mais poderia ter usado — e que demorou mais para aprender. É simplesmente o seguinte: “Você não é um preguiçoso se der uma folga a si mesmo”.
Gates compartilhou sua própria jornada de uma mentalidade workaholic para uma visão mais equilibrada da vida e do trabalho. “Quando eu tinha a idade de vocês, não acreditava em férias. Eu não acreditava em fins de semana”, admitiu. “Nos primeiros dias da Microsoft, meu escritório dava para o estacionamento — e eu acompanhava quem saía mais cedo e quem ficava até mais tarde. Mas à medida que envelheci – e especialmente depois que me tornei pai –, percebi que há mais na vida do que trabalho”.
Bill Gates aconselhou seus ouvintes a não esperar tanto quanto ele para aprender essa lição.
“Reserve um tempo para nutrir seus relacionamentos. Para comemorar seus sucessos. E para se recuperar de suas perdas. Faça uma pausa quando precisar. Pegue leve com as pessoas ao seu redor quando elas precisarem também.”
1. A vida não é uma peça de um ato só
“Você provavelmente está enfrentando muita pressão agora para tomar as decisões certas sobre sua carreira. Pode parecer que essas decisões são permanentes. Elas não são”, disse Bill Gates. “O que você faz amanhã – ou nos próximos dez anos – não precisa ser o que você vai fazer para sempre.”
Gates compartilhou que, quando deixou a faculdade após três semestres, estava convencido de que trabalharia na Microsoft pelo resto da vida. Ele ainda trabalha com software, mas afirma que a filantropia, especialmente nas áreas de mudança climática e desigualdades globais, é sua vocação em tempo integral.
“Não é apenas ok mudar de ideia, reinventar-se ou ter uma segunda carreira, mas também pode ser uma coisa boa”, disse Gates.