A Unipar Carbocloro (UNIP6) fez uma proposta não vinculante à Novonor — antiga Odebrecht — para aquisição indireta do controle acionário da Braskem (BRKM5), segundo fato relevante divulgado ao mercado na noite de sábado (10).
A operação prevê o pagamento parcial dos bancos credores e uma renegociação para o saldo da dívida remanescente da petroquímica, que tem hoje a Novonor e a Petrobras (PETR4) como as principais acionistas.
Além disso, a proposta apresentada pela empresa do setor químico e petroquímico também inclui a possibilidade de a Novonor continuar com uma participação minoritária indireta na Braskem.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Pela proposta, a Unipar fará uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) para acionistas minoritários da Braskem detentores de ações ordinárias e das ações preferenciais classe A e classe B, bem como uma “tender offer” para a aquisição de até a totalidade das ações preferenciais classe A representadas por ADRs (Recibos de Depósitos Americanos) e listadas na NYSE(Bolsa de Valores de Nova York) . Ambas as ofertas seguirão as mesmas condições fechadas com a Novonor.
Leia Também:
- Braskem dispara mais de 40% com interesse de petrolífera dos Emirados
- Petrobras, Vale, Suzano: quais são as brasileiras entre as maiores do mundo
A Unipar disse ainda que vai negociar a participação da Petrobras na operação “no momento adequado”, buscando um formato satisfatório para todas as partes envolvidas.
“A nossa proposta prevê um equilíbrio entre os interesses e necessidades da Novonor, Petrobras, acionistas minoritários e bancos credores da Braskem”, disse Bruno Uchino, presidente do Conselho da Unipar, em nota à imprensa.