Na teoria, o que é preciso para se tornar um milionário é bastante simples, mas, infelizmente, não é tão fácil de conseguir. Embora existam milhões de milionários no mundo, também há muitos outros vivendo de salário em salário.
Pensando nisso, listamos sete erros financeiros que você pode estar cometendo, que te impedem de se tornar um milionário. Confira:
-
d3sign/Getty Images 1. Você não está investindo
Sem o crescimento do seu patrimônio líquido pela magia dos juros compostos, será difícil para um cidadão médio economizar o suficiente para chegar perto de se tornar um milionário.
Embora a percepção de segurança de guardar todas as suas economias em um banco possa ser atraente, a maioria das pessoas precisará fazer pelo menos alguns investimentos para alcançar a liberdade financeira e o status de milionário.
-
2. Você não economiza o suficiente
Mesmo que você comece cedo e tenha a carteira de investimentos perfeita, se não poupar o suficiente, você não se tornará milionário. Afinal, não é o que você faz, mas o que você mantém. Todos nós provavelmente conhecemos alguém com uma renda altíssima que sempre parece estar vivendo de salário em salário.
O ditado é verdadeiro; um centavo economizado vale mais do que um centavo ganho.
-
REUTERS/Bruno Domingos 3. Você está gastando muito dinheiro
De alguma forma, gastar além de suas possibilidades tornou-se parte de um sonho. Muitas pessoas usam cartões de crédito e outros tipos de dívida para financiar seu estilo de vida. Outros estão apenas vivendo estilos de vida que os impedem de construir um patrimônio líquido significativo. Quem quer ter que trabalhar para sempre? Pague-se primeiro e comece sua jornada para se tornar um milionário.
-
Oscar Wong/Getty Images 4. Você desperdiça dinheiro com o alto custo da dívida
As taxas de juros subiram de forma expressiva nos últimos anos, tornando quase todas as dívidas ainda mais caras. Alguns de vocês provavelmente estão sendo esmagados pelo alto custo de suas dívidas, de empréstimos, pagamentos de carros, casa e cartões.
Embora algumas dívidas, como o financiamento da casa própria e dos estudos, possam ajudá-lo a construir riqueza ao longo do tempo, os altos juros da dívida do consumidor são um grande obstáculo, dificultando ou impossibilitando você de alcançar a liberdade financeira.
-
Anúncio publicitário -
Mark Makela/Reuters 5. Você ignora pequenas despesas
R$ 10 aqui e R$ 20 ali podem não parecer grande coisa, mas podem se tornar uma quantia significante, especialmente para aqueles com dívidas no cartão de crédito. Verifique seus pagamentos automáticos e, se tiver assinaturas que não esteja usando, cancele-as.
-
Getty Images 6. Escolhas não saudáveis são ruins para suas finanças
Um estudo do US Trust descobriu que 98% dos milionários consideram a boa saúde seu bem pessoal mais importante. Embora o dinheiro possa ajudá-lo a levar um estilo de vida mais saudável, nenhuma quantia pode comprar de volta sua saúde.
Aproveite o tempo e gaste o dinheiro para garantir que você obtenha todas as triagens e exames físicos necessários que seus médicos recomendam. Procure se exercitar (mais) e aumentar o valor nutricional dos alimentos que você consome. Estou ciente de que alimentos nutritivos custam mais do que comer besteiras, mas essa é uma área que quase sempre defendo para que as pessoas gastem mais.
-
iStock 7. Ignora o planejamento tributário
Como mencionei anteriormente neste post, não é o que você faz, mas o que você mantém. Muitas pessoas adoram receber grandes restituições de impostos; é como dinheiro grátis, certo? Não! A realidade é que, se você receber uma grande restituição de impostos, acabou de conceder ao governo um empréstimo sem juros. Tudo isso enquanto você sofre as consequências de pagar juros altíssimos no cartão de crédito pelo privilégio.
Para aqueles sortudos o suficiente para obter uma restituição substancial de impostos a cada ano, considere ajustar o valor dos impostos que você reteve. Isso pode ajudar a liberar dinheiro para pagar seus cartões de crédito mais rapidamente. Melhor ainda, pode ser o dinheiro que você investe todos os meses para se tornar um milionário.
O planejamento tributário proativo é uma parte essencial para se tornar um milionário. Reduzir seus impostos anuais libera mais dinheiro para ser investido na construção de seu patrimônio líquido.
1. Você não está investindo
Sem o crescimento do seu patrimônio líquido pela magia dos juros compostos, será difícil para um cidadão médio economizar o suficiente para chegar perto de se tornar um milionário.
Embora a percepção de segurança de guardar todas as suas economias em um banco possa ser atraente, a maioria das pessoas precisará fazer pelo menos alguns investimentos para alcançar a liberdade financeira e o status de milionário.
Você não precisa fazer isso sozinho. Trabalhe com um planejador financeiro para colocar sua casa financeira em ordem. A partir daí, será fácil desenvolver um roteiro financeiro para colocá-lo no caminho da liberdade e se tornar um milionário algum dia.
David Rae é um planejador financeiro certificado, que ajuda as pessoas a tomar decisões financeiras mais inteligentes desde 2003.