O Ibovespa inicia as negociações da manhã desta segunda-feira (24) em alta, com uma semana marcada por decisão de política monetária, dados da prévia da inflação brasileira de junho e balanços de grandes companhias no Brasil e nos Estados Unidos. Por volta das 10h18, o índice tinha uma alta de 0,14%, aos 120.224,49 pontos. Enquanto isso, o dólar também registrava queda de 0,32%, sendo negociado a R$ 4,76.
O Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) vai iniciar a sua reunião sobre a taxa básica de juros na terça-feira (25). No dia seguinte, o Comitê de Mercado Aberto (Fomc) divulgará a decisão. A expectativa do mercado é de que o Fed retome o ciclo de aperto monetário com uma alta de 25 pontos-base. Os especialistas acompanham a decisão e procuram entender se a autoridade monetária vai parar nesta última decisão ou continuará com o ciclo de alta.
Após a decisão do Fomc, o Banco Central Europeu (BCE) vai definir a taxa básica de juros do bloco. O mercado prevê mais um ajuste para cima em 25 pontos-base.
Leia mais:
- Por que esta semana é decisiva para 2023
- Em busca de dividendos? Essas são as ações preferidas dos bilionários
No Brasil, os investidores aguardam a divulgação do IPCA-15 do mês de julho, a prévia oficial da inflação brasileira, que será divulgada na terça-feira.
No cenário corporativo, o mercado está acompanhando de perto a temporada de balanços tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Algumas empresas de destaque que devem divulgar seus resultados nesta semana nos EUA incluem a Alphabet (controladora do Google), Meta (anteriormente conhecida como Facebook) e Microsoft. No Brasil, os investidores estão atentos aos balanços de importantes empresas como Vale, Usiminas e Santander.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: +0,08%
S&P 500: +0,16%
Nasdaq: +0,22%
Europa:
DAX (Frankfurt): -0,14%
FTSE100 (Londres): -0,22%
CAC 40 (Paris): -0,53%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): +1,17%
Kospi (Coreia): +0,72%
Xangai (China): -0,11%
(Com Reuters)