Anunciar um imóvel, seja para vender ou para alugar, não é um processo simples. Isso porque existem diversos pontos que devem ser considerados na hora de incluí-lo em plataformas online, sendo o valor um dos primeiros e, muito provavelmente, o principal. De acordo com o levantamento realizado pelo QuintoAndar, 46% dos imóveis à venda anunciados na plataforma estão acima do preço, enquanto 35% dos anúncios de aluguel passam pelo mesmo problema.
Apesar de parecer uma oportunidade para ganhar mais dinheiro, o estudo mostra que fazer uma precificação incorreta do seu imóvel afeta diretamente a maneira como as pessoas o veem e, consequentemente, a velocidade na qual é vendido ou alugado. No caso dos imóveis à venda, apenas 10% dos contratos são fechados com sobrepreço.
As 20 melhores cidades do mundo para se viver em 2023
-
Getty Images 1. Viena, Áustria
-
iStock 2. Copenhague, Dinamarca
-
Getty Images 3. Melbourne, Austrália
-
Getty Images 4. Sydney, Austrália
-
Anúncio publicitário -
Unsplash 5. Vancouver, Canadá
-
Getty Images 7. Calgary, Canadá
-
Getty Images 6. Zurique, Suíça
-
Unsplash 8. Genebra, Suíça
-
Getty Images 9. Toronto Canadá
-
Unsplash 10. Osaka, Japão
-
Getty Images 11. Auckland, Nova Zelândia
-
Getty Images 12. Adelaide, Austrália
-
Getty Images 13. Perth, Austrália
-
Getty Images 14. Helsinki, Finlândia
-
Unsplash 15. Tóquio, Japão
-
Unsplash 16. Brisbane, Austrália
-
Getty Images 17. Frankfurt, Alemanha
-
Getty Images 18. Berlim, Alemanha
-
Getty Images 19. Luxemburgo
-
Getty Images 20. Amsterdã, Holanda
1. Viena, Áustria
“Vender um imóvel não é um evento frequente na vida das pessoas, o que gera muita dúvida no momento de encontrar um valor que seja justo para o comprador e rentável para o proprietário”, afirma Pedro Capetti, especialista em dados do QuintoAndar. “A superestimação do valor pode afastar potenciais interessados, resultando em menor interesse e menos visualizações dos anúncios.”
O preço acima do ideal resulta em uma série de reajustes ao longo do tempo, enquanto o imóvel não recebe propostas interessantes. O levantamento indica que imóveis anunciados para a venda passaram por ajustes de preço, em média, três vezes. Porém, isso pode não ser um problema.
“Alterar o preço do imóvel no caso de venda não deve ser visto como algo negativo, pois, mesmo que o número de pessoas visualizando o imóvel diminua ao longo do tempo, a quantidade de visitas agendadas se mantém praticamente a mesma”, afirma o QuintoAndar. “Um dado que reforça isso é que, atualmente, de cada cinco visitas agendadas no site do QuintoAndar, quatro são em imóveis que estão listados há mais de oito semanas.”
Leia também:
- A geração Z deve comprar a casa própria agora? Especialistas respondem
- Rede QuintoAndar completa um ano com 300 imobiliárias parceiras
- Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Porém, a empresa ressalta que, no caso do aluguel, definir um preço adequado desde o início do anúncio é crucial, já que as primeiras semanas são o período de maior visibilidade e de maior número de visitas agendadas.
“Sobrevalorizar o aluguel do imóvel, portanto, o exclui do interesse de uma parcela significativa de inquilinos potenciais, reduzindo sua liquidez. A precificação elevada para ‘testar’ o mercado, mesmo que a intenção seja ajustar o valor posteriormente, mostra-se contraproducente, uma vez que o pico de atratividade do imóvel acontece nas primeiras semanas”, destaca Capetti.
Metodologia
Os dados do estudo realizado por meio da Calculadora QuintoAndar foram coletados entre julho de 2022 e abril de 2023 e se referem a todos os imóveis publicados na plataforma da companhia.