A Meta Platforms lançou o Threads, um concorrente direto do Twitter, na quarta-feira (5). Segundo Mark Zuckerberg, CEO da Meta, o novo aplicativo bateu todos os recordes, captando 10 milhões de inscrições apenas sete horas após o lançamento. O primeiro post de Zuckerberg foi “Vamos fazer isso. Bem-vindo ao Threads”.
A lista de usuários inclui celebridades como Kim Kardashian, Jennifer Lopez e a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez. A expectativa da Meta é usar sua enorme base de usuários e experiência em anúncios para monetizar uma nova plataforma.
O momento é propício. O principal concorrente, o Twitter, passa por uma transformação profunda sob a gestão de Elon Musk. Assim como a rede de microblogs mais antiga, o Threads permite que os usuários publiquem mensagens de texto curtas, repostem e respondam.
Veja abaixo 4 outras vezes em que o Instagram se inspirou em funcionalidades de concorrentes:
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#1
Direct Message
2013
O Instagram adicionou seu recurso de mensagens diretas em 2013, inspirado no sucesso do Facebook Messenger. -
Instagram
22h -
#3
IGTV
2018
O recurso IGTV do Instagram, lançado em 2018, foi uma resposta direta ao YouTube, permitindo que os usuários compartilhassem vídeos mais longos na plataforma. -
#4
Reels
2020
Os Reels do Instagram foram criados como resposta ao sucesso do aplicativo TikTok. Os Reels permitem que os usuários criem vídeos curtos e envolventes com música e efeitos especiais.
#1
Direct Message
2013
O Instagram adicionou seu recurso de mensagens diretas em 2013, inspirado no sucesso do Facebook Messenger.
“Vamos pegar o que o Instagram faz de melhor e expandir isso para o texto, criando um espaço positivo e criativo para expressar suas ideias”, informou a Meta no lançamento. “Assim como no Instagram, com o Threads você pode seguir e se conectar com amigos e criadores que compartilham seus interesses – incluindo as pessoas que você segue no Instagram e além.”
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Aprovação do mercado
O mercado gostou. Apesar de as ações da Meta terem recuado 0,8% na quinta-feira (6), as ações da Meta acumulam uma alta de quase 3% desde o lançamento do Threads. E vários analistas elevaram o preço-alvo das ações. Na melhor das hipóteses, os analistas calculam que o valor de mercado da Meta poderia crescer US$ 150 bilhões, apesar de a nova plataforma ainda não ter perspectivas de receita.
Angelo Zino, analista da CFRA, Angelo Zino, elevou seu preço-alvo para a Meta de US$ 300 para US$ 350. Isso implica uma alta de 18%. Se a hipótese se confirmar, o valor de mercado da Meta pode subir de US$ 755 bilhões para mais de US$ 900 bilhões.
Justin Patterson, analista da KeyBanc Capital Markets, elevou seu preço-alvo para a Meta de US$ 280 para US$ 335, apesar de chamar contribuição da Threads como “imaterial” para as perspectivas mais amplas da empresa. Para ele, o Threads pode gerar até US$ 6,7 bilhões em receita se atrair muitos usuários do Twitter. Apesar de estar mais otimista, Zino afirmou não esperar que o Threads gere receita pelo menos até 2025.
Zuckerberg mais rico
A Meta foi a segunda ação com melhor desempenho no S&P 500 durante o primeiro semestre de 2023, ganhando 138%, embora permaneça mais de 20% abaixo do pico de 2021. Impulsionando esse aumento estava o aumento da receita de publicidade em meio a medidas de corte de custos, bem como o otimismo sobre a monetização da plataforma Reels de vídeo curto da Meta.
Essa valorização ajudou a elevar a fortuna de Mark Zuckerberg em US$ 61 bilhões desde o fim de 2022. Segundo a lista em tempo real da Forbes, ele é o sétimo homem mais rico do mundo, apesar de sua fortuna de US$ 105 bilhões estar US$ 140 bilhões abaixo do patrimônio de Elon Musk, proprietário do Twitter e humano mais rico.