Bom dia! Estamos na quarta-feira, 4 de julho
Cenários
O feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos deve reduzir a liquidez dos mercados internacionais. Por aqui, para além das negociações políticas da reforma tributária, o mercado presta atenção à inflação.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ligada à Universidade de São Paulo, é um dos índices de inflação mais tradicionais do país. Sua única deficiência é estar restrito à cidade de São Paulo. Porém, o fato de ser divulgado todas as semanas permite um acompanhamento praticamente em tempo real das variações de preços.
Nesta terça-feira (4), a Fipe divulgou o IPC da quarta quadrissemana de junho, equivalente à inflação mensal do mês passado. O índice registrou uma deflação de 0,3%, resultado bem inferior à inflação de 0,15% esperada pelo mercado. Em maio, o IPC havia registrado uma inflação de 0,2% na quarta quadrissemana.
O resultado do IPC é mais um indicador da desaceleração dos preços, o que comprova a tese de boa parte dos especialistas de que a inflação está perdendo intensidade.
Indicadores
- Brasil
IPC Fipe (jun)
Observado: -0,03%
Esperado: +0,15%
Anterior: +0,20%
Produção industrial (mai)
Esperado: +0,3%
Anterior: -0,6%
Produção industrial (12m)
Esperado: +1,1%
Anterior: -2,7%