Bom dia. Estamos na segunda-feira, 10 de julho.
Cenários
A inflação está em pauta nesta semana. Na madrugada desta segunda-feira (10), foi divulgada a inflação ao consumidor e ao produtor na China.
O Índice de Preços ao Produtor chinês registrou uma deflação (queda de preços) anual de 5,4% em junho, ante a deflação de 4,6% em 12 meses até maio. Já o índice de preços ao consumidor registrou inflação zero nos 12 meses até junho, queda em relação aos 0,2% registrados nos 12 meses até maio.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
A deflação nos preços ao produtor na China não é uma surpresa e reforça a percepção de que a economia chinesa está desacelerando, o que abre espaço para cortes mais profundos dos juros pelo Banco do Povo da China, o banco central chinês. No entanto, na terça-feira (11) deverá ser divulgada uma deflação no Brasil, com o IPCA de junho. A mediana das expectativas do mercado é de uma queda de 0,08% nos preços, ante a alta de 0,23% em maio. Se confirmada, essa deflação pode reduzir o IPCA acumulado em 12 meses para 3,20%, levemente abaixo do centro da meta da inflação, o que abre espaço para uma queda de juros já na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de agosto.
Indicadores
- Brasil
Relatório Focus
- Estados Unidos
Discurso da governadora do Fed de Cleveland, Loretta Mester
Discurso do governador do Fed de Atlanta, Raphael Bostic