O Ibovespa apresenta queda na manhã desta quarta-feira (9), com os investidores atentos aos dados de inflação da China e às vendas no varejo do Brasil. Por volta das 10h20, o indicador registrava uma queda de 0,25%, aos 118.530,97 pontos. Enquanto isso, o dólar também apresentava queda de 0,11%, sendo negociado a R$ 4,89.
No Brasil, o varejo decepcionou ao registrar estabilidade (0,0%) nas vendas em junho em comparação com o mês anterior, evidenciando uma perda de ritmo desde o início do ano, em meio às pressões da política monetária restritiva. Em comparação com junho de 2022, houve um aumento de 1,3%. O indicador acumulado no ano atingiu +1,3%, enquanto nos últimos 12 meses, a alta foi de 0,9%. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O desempenho de junho ficou abaixo das estimativas do mercado, que projetavam um aumento mensal de 0,4%.
Além da decepção com as vendas no varejo brasileiro, os investidores estão preocupados com a possibilidade de recessão global.
Cresce a ansiedade de que a China esteja entrando em uma era de crescimento econômico muito mais lento, semelhante ao período das “décadas perdidas” do Japão, que viu os preços ao consumidor e os salários estagnarem por uma geração, um forte contraste com a rápida inflação observada em outros lugares.
Leia também:
- Vendas do varejo indicam inflação sob controle
- Investir em ações pensando em cerveja: a receita do bilionário e Jim Koch
O índice de preços ao consumidor caiu 0,3% em julho na comparação anual, informou o Escritório Nacional de Estatísticas nesta quarta-feira, em comparação com uma previsão de queda de 0,4% em pesquisa da Reuters. Foi a primeira queda desde fevereiro de 2021. O índice de preços ao produtor recuou pelo 10º mês consecutivo, caindo 4,4%, contra projeção de queda de 4,1%.
Esses dados foram divulgados um dia depois que os números do comércio mostraram que as exportações e importações caíram em julho, e seguem uma série de relatórios sobre mais problemas de dívida no gigante setor imobiliário da China.
Nos Estados Unidos, os investidores aguardam com ansiedade pelo CPI (Índice de Preços ao Consumidor) na quinta-feira (10), o qual poderá ter um impacto significativo na próxima decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), que ocorrerá no final de setembro.
Confira o comportamento dos principais índices internacionais:
Estados Unidos:
Dow Jones: -0,45%
S&P 500: -0,42%
Nasdaq: -0,79%
Europa:
FTSE100 (Londres): +0,47%
DAX (Frankfurt): +0,58%
CAC 40 (Paris): +0,72%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): -0,40%
Xangai (China): -0,49%
Kospi (Coreia): +1,21%
(Com Reuters)