A Apple divulgou nesta quinta-feira (3) receita e lucro que superaram as expectativas de Wall Street, apesar do declínio nas vendas do iPhone, com o forte desempenho de seu dispositivo de assinatura na China ajudando a empresa a enfrentar um declínio global no mercado de smartphones.
A Apple disse que as vendas do terceiro trimestre fiscal encerrado em 1º de julho caíram 1,4%, para US$ 81,8 bilhões, enquanto o lucro por ação aumentou 5%, para US$ 1,26. Isso superou as expectativas dos analistas de US$ 81,69 bilhões e US$ 1,19, respectivamente, segundo dados da Refinitiv.
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As vendas do iPhone ficaram um pouco abaixo das estimativas dos analistas, mas foram compensadas pelas fortes vendas no segmento de serviços que contém a Apple TV+ e pelas vendas na China, que cresceram 8% ano a ano.
As ações da Apple ficaram estáveis nas negociações pós-mercado depois dos resultados.
Os gastos com P&D (pesquisa e desenvolvimento) da Apple atingiram US$ 22,61 bilhões no ano fiscal até agora, cerca de US$ 3,12 bilhões a mais do que no ano anterior.
O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, disse à Reuters em entrevista que o aumento dos gastos com P&D foi em parte impulsionado pelo trabalho em inteligência artificial generativa, o mesmo campo que está elevando os gastos de outras grandes empresas de tecnologia.
“Temos feito pesquisas em uma ampla gama de tecnologias de IA, incluindo IA generativa, há anos. Vamos continuar investindo, inovando e avançando responsavelmente nossos produtos com essas tecnologias para ajudar a enriquecer a vida das pessoas”, disse Cook. “Obviamente, estamos investindo muito, e isso está aparecendo nos gastos com P&D que você está observando.”
A Apple está em uma posição delicada, com seu iPhone lutando por participação contra concorrentes Android em um mercado maduro, enquanto seu próximo grande produto – o headset de realidade mista Vision Pro anunciado em junho – ainda não está nas mãos dos consumidores.
Enquanto isso, a Apple parece ter superado o que tem sido o mercado de smartphones mais fraco na China em quase uma década. As vendas gerais de smartphones caíram 8% na China no segundo trimestre, para os níveis mais baixos desde 2014, de acordo com a Counterpoint Research. Por outro lado, Cook disse à Reuters que as vendas do iPhone da Apple na China cresceram “dois dígitos” e que as vendas também foram altas em outros segmentos na China.
Isso ajudou a Apple a impulsionar as vendas em sua região da China para US$ 15,76 bilhões, de US$ 4,6 bilhões no mesmo trimestre do ano passado.
A Apple disse que as vendas do iPhone somaram US$ 39,67 bilhões, ante expectativas de US$ 39,91 bilhões, segundo dados da Refinitiv. Cook disse que a base instalada de iPhones atingiu um novo recorde, mas não deu números.
O segmento de serviços da Apple, que inclui a Apple TV+, teve receita de US$ 21,21 bilhões, ante estimativas de analistas de US$ 20,76 bilhões, segundo dados da Refinitiv.
Cook disse que a Apple agora tem 1 bilhão de assinantes em sua plataforma, que inclui serviços da Apple e aplicativos de terceiros, acima dos 975 milhões de um trimestre atrás.