O Brasil é uma das maiores potências mundiais na exportação de produtos agrícolas com embarques totais de US$ 158,9 bilhões (R$ 802,4 bilhões na cotação atual), um crescimento de 32% em relação a 2021. Mas existe ainda um enorme mercado global inexplorado, ou ainda pouco explorado, para os produtores rurais e a agroindústria brasileira, da ordem de US$ 720 bilhões (R$ 3,6 trilhões) por ano, segundo um estudo do Insper Agro Global, publicado neste mês de setembro. São áreas nas quais o país tem uma fatia muito pequena, exportando apenas US$ 5 bilhões (R$ 25,2 bilhões), como ocorreu em 2021, com um share, que é a métrica para a participação em um segmento, de menos de 1%.
Confira o que é agro exportador e seus desafios de mercado:
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Gettyimagens Mercado agro exportador global
Mundo: US$ 1,741 trilhão (R$ 8,790 trilhões)
Participação do Brasil: 9,13%
Exportações em 2022: US$ 158,9 bilhões (R$ 802,08 bilhões)
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Getty Imagens Grupo das frutas, vegetais, alimentos processados, bebidas, laticínios, cacau, chocolate, nozes, além de oleaginosas, como feijão (exceto a soja)
Mercado global exportador: US$ 700 bilhões (R$ 3,6 trilhões)
Participação do Brasil no mercado: 0,7%
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Getty Imagens Grupo das carnes, madeiras, cereais, grãos, complexo soja, café, açúcar, algodão, etanol e suco de laranja
Mercado global exportador: US$ 353 bilhões (R$ 1,7 trilhão)
Participação no mercado: 12%
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Getty Imagens Mercados potenciais
Países asiáticos (incluindo China e Hong Kong), compraram mais de metade dos produtos agropecuários brasileiros exportados nos últimos 20 anos, crescendo em média 15% ao ano. O desempenho foi três vezes acima da taxa da União Europeia e duas vezes a da América Latina
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Getty Imagens Exportações de 2022 de produtos que podem avançar ainda mais
Frutas: US$ 1,083 bilhão (R$ 5,470 bilhões)
Cacau e seus produtos: US$ 345,6 milhões (R$ 1,745 bilhão)
Lácteos: US$ 102 milhões (R$ 515 milhões)
Bebidas: US$ 432,2 milhões (R$ 2,182 bilhões)
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Getty Imagens Caça aos mercados para produtos agro
44 mercados abertos em 2023 (janeiro a setembro)
43 mercados abertos em 2022
77 mercados abertos em 2021
74 mercados abertos em 2020
35 mercados abertos em 2019
Mercado agro exportador global
Mundo: US$ 1,741 trilhão (R$ 8,790 trilhões)
Participação do Brasil: 9,13%
Exportações em 2022: US$ 158,9 bilhões (R$ 802,08 bilhões)
Um mercado a ser explorado
De acordo com o estudo do Agro Insper Global, o Brasil tem condições de se consolidar como fornecedor regular e confiável de outras commodities além da orientação atual. No entanto, diversificar mercados e produtos e adicionar valor nas exportações ainda é um desafio para o país.
Os dados fazem parte do Global Agri Trade Data, plataforma que acompanha 76 agrupamentos de produtos do campo. Os itens com potencial de exportação são frutas, vegetais, alimentos processados, bebidas, laticínios, cacau, chocolate, nozes, além de oleaginosas, com exceção da soja.
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Atualmente, as exportações brasileiras se concentram em commodities como o complexo soja (grão, farelo e óleo), além de milho, celulose, açúcar, algodão, café, suco de laranja e carnes bovina, aves e suína. Esses produtos devem seguir alavancando a participação do país no mercado global.
“O país deveria investir em uma diversificação para não ficar dependendo apenas de poucos produtos, no qual são muito importantes, mas que hoje temos um grupo de apenas dez grandes commodities”, diz Marcos Jank, coordenador do Insper Agro Global. “Tem mais coisas na cadeia produtiva, inclusiva, com valor agregado, como frutas, salgadinhos e alimentos preparados, que são esses que aparecem no grupo onde há mais de US$ 700 bilhões para explorar.” Para o especialista do Insper, “além de ampliar os produtos, também precisamos pensar em diversificar destinos, abrir mais os mercados”.
A clientela brasileira
Há duas décadas os maiores clientes de produtos agropecuários brasileiros eram a União Europeia, os Estados Unidos e o Canadá, atualmente esse cenário mudou. A China e Hong Kong são os maiores importadores, respondendo por 33%, seguidos do Oriente Médio e países da África com 19% e União Europeia 17%.
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Do total do comércio global exportador em 2022 de produtos do campo – US$ 1,7 trilhão – (R$ 8,5 trilhão), China, Hong Kong, União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos responderam por quase metade desse valor.
A China e Hong Kong somaram US$ 285 bilhões (R$ 1,4 trilhão), enquanto os Estados Unidos aparecem com US$ 277 bilhões (R$ 1,3 trilhão). A União Europeia e o Reino Unido, juntos, ocupam o terceiro lugar com compras de produtos agropecuários no valor de US$ 249 bilhões (R$ 1,2 trilhão).