O Burger King terá que responder no tribunal sobre alegações de que seus hambúrgueres Whopper são muito pequenos, isso depois de um juiz rejeitar os esforços da empresa para arquivar o caso.
Esse é o mais recente de inúmeros desafios semelhantes, que continuam a crescer à medida que clientes insatisfeitos reagem contra uma discrepância entre o que as lanchonetes realmente servem e os produtos sofisticados que elas anunciam.
As 10 maiores empresas do mundo em 2023
-
Mike Segar/Reuters 1. JPMorgan Chase
Origem: Estados Unidos
Vendas: US$ 179,9 bilhões
Lucro: US$ 41,8 bilhões
Ativos sob gestão: US$ 3,7 trilhões
Valor de mercado: US$ 399,5 bilhões -
2. Saudi Aramco
Origem: Arábia Saudita
Vendas: US$ 589,7 bilhões
Lucro: US$ 156,3 bilhões
Ativos sob gestão: US$ 653,8 bilhões
Valor de mercado: US$ 2,05 trilhões -
Reprodução/Forbes 3. ICBC
Origem: China
Vendas: US$ 216,7 bilhões
Lucro: US$ 52,4 bilhões
Ativos sob gestão: US$ 6,1 trilhões
Valor de mercado: US$ 203,1 bilhões -
SOPA Images/Getty Images 4. China Construction Bank
Origem: China
Vendas: US$ 203 bilhões
Lucro: US$ 48,2 bilhões
Ativos sob gestão: US$ 4,9 trilhões
Valor de mercado: US$ 172,9 bilhões -
Anúncio publicitário -
S3studio/Getty Images 5. Agricultural Bank of China
Origem: China
Vendas: US$ 186,1 bilhões
Lucro: US$ 37,9 bilhões
Ativos sob gestão: US$ 5,3 trilhões
Valor de mercado: US$ 141,2 bilhões -
Lucas Jackson/Reuters 6. Bank of America
Origem: Estados Unidos
Vendas: US$ 133,8 bilhões
Lucro: US$ 28,6 bilhões
Ativos sob gestão: US$ 3,1 trilhões
Valor de mercado: US$ 220,8 bilhões -
Ligh tRocket/GettyImages 7. Alphabet
Origem: Estados Unidos
Vendas: US$ 282,8 bilhões
Lucro: US$ 58,5 bilhões
Ativos sob gestão: US$ 369,4 bilhões
Valor de mercado: US$ 1,3 trilhão -
Getty Images 8. ExxonMobil
Origem: Estados Unidos
Vendas: US$ 393,1 bilhões
Lucro: US$ 61,6 bilhões
Ativos sob gestão: US$ 369,3 bilhões
Valor de mercado: US$ 439,3 bilhões -
Gonzalo Fuentes/Reuters 9. Microsoft
Origem: Estados Unidos
Vendas: US$ 207,5 bilhões
Lucro: US$ 69 bilhões
Ativos sob gestão: US$ 380 bilhões
Valor de mercado: US$ 2,3 trilhões -
Getty Images 10. Apple
Origem: Estados Unidos
Vendas: US$ 385,1 bilhões
Lucro: US$ 94,3 bilhões
Ativos sob gestão: US$ 332,1 bilhões
Valor de mercado: US$ 2,7 trilhões
1. JPMorgan Chase
Origem: Estados Unidos
Vendas: US$ 179,9 bilhões
Lucro: US$ 41,8 bilhões
Ativos sob gestão: US$ 3,7 trilhões
Valor de mercado: US$ 399,5 bilhões
O processo alega que a propaganda da empresa – incluindo um hambúrguer mais carnudo e ingredientes que “transbordam sobre o pão” – faz o Whopper parecer 35% maior e conter o dobro da quantidade de carne do que o lanche que os clientes realmente recebem.
O Burger King negou qualquer irregularidade e disse que os “consumidores razoáveis” não esperam que cada hambúrguer se pareça “exatamente com uma foto publicitária”.
O juiz distrital dos EUA, Roy Altman, que julga o caso, disse que não cabe ao tribunal decidir o que os consumidores norte-americanos consideram significativo, acrescentando que deveria caber a um júri “dizer-nos o que as pessoas razoáveis pensam”.
Leia também:
- Novo CEO do Burger King mantém aporte anual de R$ 60 milhões em tech
- Onde é vendido o Big Mac mais caro e o mais barato do Brasil?
A decisão de Altman permite que os clientes processem o Burger King pelo que alegam ser violação de contrato, enriquecimento sem causa – quando uma parte se beneficia às custas de outra – e declarações falsas e negligentes. No entanto, Altman rejeitou as reclamações dos clientes contra os anúncios online e televisivos do Burger King, afirmando que a empresa não tinha prometido que o hambúrguer teria um tamanho ou peso específico quando servido.
Um porta-voz do Burger King disse à Forbes que “as alegações são falsas” e que os hambúrgueres mostrados em seus anúncios são os mesmos hambúrgueres usados nos sanduíches Whopper que servem.
Problema para o setor
As lanchonetes de fast food têm enfrentado um número crescente de desafios jurídicos nos últimos anos devido à desconexão entre a publicidade e a realidade. Em julho, a Taco Bell foi processada por suas porções supostamente escassas, e tanto o McDonald’s quanto a Wendy’s estão enfrentando ações judiciais semelhantes às do Burger King.
Em 2016, a Subway resolveu um caso alegando que seus sanduíches Footlong nem sempre tinham trinta centímetros de comprimento e este ano ganhou uma ação contra uma mulher que alegou que seu atum não era realmente atum.
Não está claro se o caso chegará a julgamento – muitas vezes as empresas optam por resolver as reclamações fora do tribunal por vários motivos. Porém, o que se sabe é que os esforços anteriores para um acordo não tiveram sucesso, de acordo com a Reuters.