Na véspera do feriado da Independência do Brasil, o Ibovespa opera com volatilidade, em meio à escalada dos preços do petróleo Brent e com a divulgação de dados inflacionários brasileiros que ficaram abaixo do esperado. Além disso, o mercado aguarda o relatório econômico dos Estados Unidos, conhecido como Livro Bege. Por volta das 10h20, nesta quarta-feira (6), o principal índice da Bolsa de Valores tinha alta de 0,21%, aos 117.573 pontos. Enquanto isso, o dólar subia 0,20%, negociado a R$ 4,98.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Os preços do petróleo encerraram a terça-feira (5) com alta de 1 dólar por barril, atingindo o maior valor desde novembro. Isso ocorreu depois que a Arábia Saudita e a Rússia anunciaram uma nova extensão de seus cortes voluntários na oferta de petróleo até o final do ano. Essa decisão preocupou os investidores com uma possível escassez durante o pico de demanda no inverno. Embora se esperasse que a Arábia Saudita e a Rússia estendessem os cortes voluntários até outubro, a prorrogação por três meses foi inesperada.
No cenário doméstico, o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou uma leve variação positiva em agosto, interrompendo uma sequência de cinco meses consecutivos de decréscimo. Isso ocorreu devido à retomada dos avanços nos preços dos combustíveis para o produtor, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice subiu 0,05% em agosto, após uma queda de 0,40% no mês anterior, ficando abaixo das expectativas da pesquisa da Reuters, que previa um ganho de 0,11%.
Leia também:
- IGP-DI tem leve alta em agosto e interrompe sequência de 5 meses de perdas
- Petróleo atinge máxima de 10 meses com sauditas e russos estendendo cortes de oferta
No cenário internacional, os investidores estão aguardando o Livro Bege dos Estados Unidos, que será divulgado nesta quarta-feira às 16h (horário de Brasília). Além disso, as vendas no varejo na zona do euro caíram 0,2% em julho em relação a junho e recuaram 1,0% em relação ao mesmo período do ano anterior, ficando ligeiramente abaixo das expectativas dos economistas.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: -0,20%
S&P 500: -0,21%
Nasdaq: -0,27%
Europa:
DAX (Frankfurt): -0,22%
FTSE100 (Londres): -0,39%
CAC 40 (Paris): -0,77%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): +0,80%
Kospi (Coreia): -0,73%
Xangai (China): +0,12%
(Com Reuters)