O Ibovespa está operando em queda nesta terça-feira (5), após os dados negativos da China e da Europa indicarem uma possível recessão global. No Brasil, os investidores também estão acompanhando os dados da produção industrial que ficaram abaixo do esperado. Por volta das 10h20, o principal índice da Bolsa de Valores registrava uma queda de 0,46%, atingindo 117.231 pontos. Enquanto isso, o dólar estava em alta de 0,87%, sendo negociado a R$ 4,97.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
A atividade de serviços na China expandiu em agosto no ritmo mais lento em oito meses, uma vez que a demanda fraca continua a afetar a segunda maior economia do mundo, e as medidas de estímulo não conseguiram reanimar o consumo. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global caiu para 51,8 no mês passado, de 54,1 em julho, marcando a leitura mais baixa desde dezembro, quando a Covid-19 confinou muitos consumidores em suas casas. A marca de 50 separa a expansão da contração da atividade.
Leia também:
- Zona do euro tem retração mais profunda em agosto do que se pensava, apontam PMIs
- Goldman Sachs reduz para 15% chances de recessão nos EUA no próximo ano
Por sua vez, a zona do euro teve uma retração mais profunda em agosto do que o esperado. O PMI caiu para 46,7 em agosto, de 48,6 em julho, atingindo o nível mais baixo desde novembro de 2020. “A zona do euro não entrou em recessão na primeira parte do ano, mas o segundo semestre apresentará um desafio maior”, disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.
No Brasil, a indústria iniciou o terceiro trimestre com uma perda de força mais intensa do que o esperado em julho, registrando uma queda pela primeira vez em três meses e não conseguindo dar sinais de recuperação em meio a um cenário desafiador tanto interna quanto externamente. A produção industrial contraiu 0,6% em julho em comparação com o mês anterior e teve uma retração de 1,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Os resultados ficaram abaixo das expectativas da pesquisa da Reuters, que previa quedas de 0,3% no mês e de 0,5% na base anual.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: +0,08%
S&P 500: -0,06%
Nasdaq: -0,21%
Europa:
DAX (Frankfurt): +0,03%
FTSE100 (Londres):+0,33%
CAC 40 (Paris): +0,11%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): +0,27%
Kospi (Coreia): -0,09%
Xangai (China): -0,71%
(Com Reuters)