O Ibovespa iniciou esta segunda-feira (4) em queda em uma semana de menor liquidez devido ao feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos e à Independência do Brasil em 7 de setembro. Os investidores estão repercutindo os estímulos imobiliários da China enquanto enfrentam uma crise no setor. Além disso, o mercado aguarda dados econômicos que serão divulgados ao longo desta semana, incluindo o relatório econômico do Federal Reserve, conhecido como Livro Bege. Por volta das 10h20, o Ibovespa caía 0,17%, atingindo 117.782 pontos, enquanto o dólar registrava queda de 0,43%, sendo negociado a R$ 4,91.
Com os mercados norte-americanos fechados, os investidores estão prestando ainda mais atenção à segunda maior economia do mundo. As ações na China tiveram alta nesta segunda-feira, registrando o melhor desempenho em mais de um mês, à medida que as autoridades intensificaram os estímulos para impulsionar a economia do país, após medidas anteriores não conseguirem sustentar a recuperação do mercado.
Todas as quatro cidades de nível 1 da China ampliaram a definição de “comprador de primeira moradia” para facilitar o acesso a crédito hipotecário para indivíduos qualificados. Os principais bancos abriram caminho para novas reduções nas taxas de empréstimos, e fontes afirmam que Pequim está planejando mais ações, incluindo o relaxamento das restrições à compra de imóveis.
“Isso envia um sinal claro de que as autoridades desejam estabilizar o mercado imobiliário, impulsionar o crescimento e melhorar o sentimento”, afirmou o Goldman Sachs em comunicado. “Suspeitamos que mais medidas continuarão sendo adotadas até que se alcance o resultado desejado.”
Leia também:
- Mercado melhora projeção para crescimento do PIB este ano a 2,56%, mostra Focus
- Lista da Forbes 2023: os 10 maiores bilionários do Brasil
No Brasil, a expectativa para o desempenho da economia neste ano melhorou na pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central, após dados do segundo trimestre terem superado as expectativas. Os analistas consultados pelo BC agora preveem um crescimento de 2,56% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, em comparação com 2,31% na semana anterior. A pesquisa também indicou que a expectativa para a alta do IPCA aumentou 0,02 ponto percentual para este ano e 0,01 ponto percentual para o próximo, atingindo respectivamente 4,92% e 3,88%. Para 2025 e 2026, a projeção permanece em 3,50%.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: +0,14%
S&P 500: +0,12%
Nasdaq: +0,33%
Europa:
DAX (Frankfurt): -0,21%
FTSE100 (Londres):+0,24%
CAC 40 (Paris): +0,20%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): +0,53%
Kospi (Coreia): +0,81%
Xangai (China): +1,40%
(Com Reuters)