O Ibovespa iniciou o último pregão de setembro em alta, com os investidores repercutindo o indicador de inflação dos Estados Unidos, que veio abaixo do esperado. Ainda no cenário da maior economia do mundo, os investidores estão atentos à possibilidade de paralisação do governo devido à falta de acordo orçamentário. No Brasil, os investidores estão repercutindo a taxa de desemprego que ficou em linha com o esperado. Portanto, por volta das 10h20 desta sexta-feira (29), o Ibovespa registrava alta de 0,60%, aos 116.506 pontos. Enquanto isso, o dólar tinha queda de 0,71%, negociado a R$ 5,00.
Leia também:
- Taxa de desemprego no Brasil cai ao menor nível desde início de 2015, diz IBGE
- Investidores temem interrupção de dados dos EUA devido à iminente paralisação do governo
- B3 lança índice com empresas do Ibovespa boas pagadoras de dividendos
Com o aumento do preço da gasolina, a inflação dos EUA medida pelo índice PCE (índice de preços de gastos com consumo) subiu 0,4% em agosto, depois de ter avançado 0,2% em julho. Nos 12 meses até agosto, o índice de preços PCE avançou 3,5%, depois de subir 3,4% em julho. Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o chamado núcleo do PCE aumentou 0,1%, depois de alta de 0,2% no mês anterior. O consenso do mercado projetava alta mensal de 0,2% e de 3,9% na comparação anual.
Além disso, os investidores temem a interrupção de dados nos EUA devido à iminente paralisação do governo. Os Estados Unidos estão a dias de enfrentar sua quarta paralisação parcial do governo em uma década se os parlamentares não chegarem a um acordo sobre os níveis de financiamento para o ano fiscal completo que começa em 1º de outubro.
Uma paralisação interromperia os serviços do governo, incluindo a publicação dos principais dados econômicos dos EUA, como os relatórios de emprego e inflação, que são muito observados e podem movimentar os mercados de ações e títulos em todo o mundo.
No Brasil, a taxa de desemprego ficou em 7,8% nos três meses até agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. A mediana das previsões em pesquisa da Reuters era de que a taxa ficaria em 7,8% no período.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: +0,61%
S&P 500: +0,69%
Nasdaq: +0,95%
Europa:
DAX (Frankfurt): +1,20%
FTSE100 (Londres): +0,63%
CAC 40 (Paris): +1,21%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): +0,03%
Kospi (Coreia): +0,09%
Xangai (China): +0,10%
(Com Reuters)