A turnê Eras de Taylor Swift começou como uma retrospectiva de sua carreira de quase duas décadas e uma celebração de seus 10 álbuns icônicos. Tornou-se um fenômeno financeiro sem precedentes que já rendeu US$ 780 milhões em vendas de ingressos. Está a caminho de se tornar a turnê com maior bilheteria de todos os tempos. E isso conduziu a rainha do pop de 33 anos a mais uma nova era: ela agora é bilionária.
5 lições de liderança para aprender com Taylor Swift
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Getty Images 1. Assuma uma posição
Durante anos, Swift fez o que lhe foi dito. Ela se afastou de assuntos controversos por causa da reação dos outros caso tomasse uma posição política ou promovesse uma visão que não fosse aprovada pelo seu público. Se ela discorda de uma determinada situação, ela fala sobre ou escreve uma música para expressar seus valores.
No trabalho, muitas vezes nos dizem para seguir o fluxo e não criar controvérsias. Fazemos isso por medo do que acontecerá se formos contra a correnteza. Não deixe que o medo te impeça de fazer o que é certo. Se você vir um problema, diga alguma coisa. Assuma uma posição.
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Reprodução/Forbes 2. Entenda seu poder
Quando um homem que ela acusou de agredi-la a processou em 2015, ela pediu um dólar como indenização e ganhou o processo. Não deve ter sido fácil para Taylor reviver esse momento aos olhos do público, mas o medo não a impediu de fazer o certo.
Quando entrou em uma disputa judicial a respeito dos direitos autorais de suas produções, Swift assumiu o controle da discussão e prometeu aos fãs que regravaria as músicas – apesar de ter perdido os direitos de suas canções à ex-gravadora. Muitos da indústria musical esperavam que ela falhasse miseravelmente na regravação dos seus antigos álbuns. No entanto, eles não notaram que, ao longo dos anos, Swift construiu uma base de fãs comprometida em vê-la ter sucesso. De acordo com a Billboard, desde o dia do lançamento até a última semana, o álbum Red (Versão de Taylor) – produção regravada pela cantora – vendeu 1,56 milhões de unidades, de acordo com a plataforma de dados de vendas musicais Luminate. Em comparação, o álbum original Red vendeu 351 mil unidades no mesmo período.Quanto mais sucesso você tem, mais as pessoas esperam que você falhe. Parece cruel, mas é verdade – a menos que você tenha dedicado tempo para cultivar seus relacionamentos em todo o ramo no qual você atua. Agora é a hora de construir sua base de fãs; assim, quando você cometer um erro (o que vai acontecer), as pessoas estarão torcendo para que se recupere.
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Shannon Stapleton/Reuters 3. Se atualize constantemente
Vi Swift cantar ao vivo pela quarta vez em minha vida e fiquei impressionada com sua capacidade de se superar a cada apresentação. Sua resiliência, criatividade, atenção aos detalhes e desejo de dar aos fãs uma experiência que eles nunca esquecerão são admiráveis!
E você? Você está se apresentando da mesma maneira de vários anos atrás ou tem se atualizado? Se não está buscando melhorar suas habilidades, você está ficando para trás. Tenha a mentalidade de melhoria contínua todos os dias.
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KevinWinter/GettyImages 4. Invista na sua marca
Taylor Swift estabeleceu uma das marcas mais reconhecidas do mundo. Ela é fiel à sua voz, uma profissional de marketing incrível e uma empresária experiente. Ela é uma das poucas pessoas na indústria com acordos para vender seus produtos licenciados fora dos estádios onde toca, o que permite que os fãs que não conseguem ingressos para seu show ainda se envolvam na experiência de Taylor Swift, que fortalece ainda mais sua marca.
O que você tem de mais importante na sua carreira é a marca. Sua marca é o que as pessoas pensam sobre você quando você não está presente. Por que tantas pessoas não conseguem construir uma marca forte? Muitas não se sentem à vontade para se autopromover. Eu digo que se não chamarem a atenção para si mesmas, não serão ouvidas em um mar de pessoas. Você pode ser ótimo no que faz, mas ninguém jamais saberá disso se você não demonstrar essas habilidades para outras pessoas.
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Getty Images 5. Seja firme em suas posições
Isso vale para todas as mulheres que tentam ser “boas meninas” por medo do que os outros vão dizer. Uma das minhas músicas favoritas de Taylor Swift que ela toca na turnê é “If I Were a Man” (Se Eu Fosse Um Homem, em tradução livre). A música é sobre como a vida de Swift é julgada em comparação às de homens em posições semelhantes. É uma música com a qual muitas mulheres conseguem se identificar.
Por mais que gostemos de acreditar que as mulheres são tratadas igualmente no ambiente de trabalho, esse não é o caso. De acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, as mulheres recebem, em média, 83,7% anualmente do que os homens recebem, embora as mulheres tenham mais anos de estudo do que os homens. Enquanto os homens são considerados assertivos, as mulheres são chamadas de agressivas. Se, por um lado, os homens são promovidos com base em seus potenciais de crescimento, as mulheres só são promovidas com base no desempenho que têm.
Se você é mulher e tem que trabalhar duas vezes mais que seus colegas homens, tome uma atitude. Conheça o seu valor e esteja preparada para buscar outras oportunidades se, como Taylor Swift, você estiver cansada de correr o mais rápido que puder.
1. Assuma uma posição
Durante anos, Swift fez o que lhe foi dito. Ela se afastou de assuntos controversos por causa da reação dos outros caso tomasse uma posição política ou promovesse uma visão que não fosse aprovada pelo seu público. Se ela discorda de uma determinada situação, ela fala sobre ou escreve uma música para expressar seus valores.
No trabalho, muitas vezes nos dizem para seguir o fluxo e não criar controvérsias. Fazemos isso por medo do que acontecerá se formos contra a correnteza. Não deixe que o medo te impeça de fazer o que é certo. Se você vir um problema, diga alguma coisa. Assuma uma posição.
Mais do que isso, é a primeira cantora a entrar nessa lista com base apenas em suas músicas e seus shows. De acordo com estimativas da Forbes, ela vale mais de US$ 1,1 bilhão, um aumento de US$ 360 milhões em relação a junho, quando Swift ficou em 34º lugar entre as mulheres mais ricas dos Estados Unidos.
Grande parte desse impulso vem de seu inesquecível verão (no Hemisfério Norte). Ela embolsou cerca de US$ 190 milhões após impostos na primeira etapa da turnê Eras e outros US$ 35 milhões nas duas primeiras semanas de exibição do filme “Taylor Swift: The Eras Tour”. Ao todo, mais de US$ 500 milhões foram ganhos com royalties musicais e turnês.
Outros US$ 500 milhões são baseados no valor crescente de seu catálogo de música, e ela tem US$ 125 milhões em imóveis, incluindo seis casas e um avião particular de US$ 10 milhões. Os representantes da Swift não concederam entrevista.
Bilionários famosos
Sua ascensão ocorre em meio a um boom de bilionários famosos. Ela é a 15ª celebridade no ranking da Forbes a tornar-se bilionária, e a nona a fazê-lo nos últimos três anos. Ela também é um dos quatro músicos que alcançaram esse status. Mas, ao contrário de suas colegas, Swift não tem uma atividade paralela lucrativa.
A música de Jay-Z o tornou bilionário, mas suas duas marcas de bebidas, Armand de Brignac e D’usse, e seus investimentos em empresas como a Uber ajudaram. Da mesma forma, Rihanna tornou-se bilionária graças ao sucesso de suas empresas Fenty Beauty, uma joint venture com a potência do luxo LVMH, e de sua linha de lingerie Savage X Fenty.
E embora os anos na estrada tenham contribuído significativamente para aumentar o patrimônio do falecido Jimmy Buffett, o seu império Margaritaville Holdings, as linhas de bebidas alcoólicas e o investimento na Berkshire Hathaway levaram a Forbes a declará-lo bilionário em abril, antes da sua morte em setembro.
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Isso coloca Swift na mesma classe de lendas como Bruce Springsteen. Seus ganhos antes de impostos são superiores a US$ 1 bilhão, a maior parte dos quais foi obtida em turnês. Swift e Springsteen têm outra coisa em comum: o valor de seus catálogos. Em 2021, The Boss vendeu os direitos sobre suas músicas por quase US$ 500 milhões. O catálogo de Swift agora vale aproximadamente o mesmo.
Suas gravações master – seus primeiros seis álbuns – foram adquiridas em 2019 por Scooter Braun e mais tarde vendidas à Shamrock Capital por US$ 300 milhões, o que Swift afirma ter sido feito pelas suas costas. A famosa cantora pop retomou o controle de sua música logo depois disso.
Após uma acirrada disputa, Swift assinou um lucrativo acordo de distribuição com o Universal Music Group que lhe deu total propriedade e total interesse econômico tanto nas composições quanto nas gravações. Desde então, ela lançou quatro novos álbuns e versões regravadas de quatro álbuns que fizeram parte da venda do Shamrock, incluindo 1989 (versão de Taylor), que foi lançado à meia-noite de sexta-feira.
Seu catálogo “é uma prova do alcance e impacto excepcionais que um artista pode alcançar. Sua música não apenas transcende fronteiras, mas também desafia os desafios enfrentados pelos criativos na era do streaming”, disse Alex Heiche, fundador e CEO da Sound Royalties, à Forbes.
Os números de Swift não mentem: desde que ela lançou seu álbum Lover em 2019 – o primeiro sob seu contrato com a UMG, as vendas de seus álbuns nos EUA, incluindo vendas de faixas e equivalentes em streaming, totalizaram 37,3 milhões, de acordo com dados fornecidos à Forbes pela Luminate. Notavelmente, Swift compôs todos os seus 50 maiores sucessos nas paradas da Billboard, aumentando significativamente sua participação no mercado.
A estrela pop não poderia ter feito isso sem os Swifties, seus fãs extremamente fiéis. “Você é como um personagem principal que explica por que essa turnê é tão especial”, ela disse na estreia de seu filme. “E não posso agradecer o suficiente por isso.” Ela também gritou para eles no trailer. “Esta foi a experiência mais extraordinária de toda a minha vida.”