A Wah Kwong Maritime Transport Holdings, uma das mais antigas e maiores proprietárias de navios de Hong Kong, está fazendo investimentos significativos em sustentabilidade e energia eólica. A empresa investiu em uma startup chamada Gazelle Wind Power, sediada em Dublin, Irlanda, que desenvolve plataformas flutuantes para turbinas eólicas offshore.
O presidente da Wah Kwong, Hing Chao, cujo avô fundou a empresa de transporte marítimo em 1952, expressou sua crença de que a energia eólica offshore sustentável é fundamental para o futuro do combustível marítimo. O transporte marítimo é responsável por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa, de acordo com a Organização Marítima Internacional (IMO), que estabeleceu a meta de atingir emissões zero de gases até cerca de 2050.
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Amônia e o metanol são alternativas limpas, porém mais caras, quando comparadas com o óleo combustível pesado (conhecido como óleo bunker) que alimenta grande parte das embarcações comerciais do mundo. Os parques eólicos, por sua vez, podem gerar eletricidade de forma mais eficiente do que as turbinas eólicas em terra, já que venta mais no oceano. “Acreditamos firmemente que ter um sistema eólico offshore sustentável será a chave para desbloquear o combustível marítimo futuro”, afirmou Chao.
Atualmente, a Wah Kwong gerencia uma frota de 79 navios, que inclui petroleiros, navios de carga seca e navios de gás de petróleo liquefeito (GPL). A companhia está buscando usar a inteligência artificial para aumentar a eficiência de seus navios e, assim, reduzir as emissões de carbono. Em agosto, a Wah Kwong formou uma parceria estratégica com uma startup chinesa de IA, chamada ZhenDui Industry Artificial Intelligence, que é apoiada pela principal construtora naval do país, a China State Shipbuilding Corp.
“Já vemos a IA sendo aplicada na gestão de navios. Estamos esperando nos tornar uma das primeiras empresas de gestão de navios verdadeiramente inteligentes do mundo”, disse o presidente da companhia.
Outras startups também estão usando a IA para ajudar a indústria de navegação altamente cíclica a se tornar mais eficiente. Um exemplo é a Seadronix, na Coreia do Sul. Fundada em 2015 e apoiada pela SoftBank Ventures Asia, o sistema de monitoramento e gerenciamento de portos com IA da startup é usado pelos principais portos do país asiático, para orientar os navios com segurança e eficiência.
Chao afirmou que a Wah Kwong planeja mais investimentos em sustentabilidade e, no ano passado, estabeleceu uma unidade dedicada em Londres, para estar mais próxima das tecnologias recentes. “A descarbonização é uma questão global. Muitas dessas tecnologias de sustentabilidade estão surgindo na Europa”, disse ele.