O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (18), com o mercado acompanhando os desdobramentos da guerra no Oriente Médio que impulsionaram a alta do petróleo. Além disso, os investidores repercutem o dado do Produto Interno Bruto (PIB) da China e as vendas no varejo brasileiro, que ficaram acima das expectativas do mercado. Portanto, por volta das 10h20, o principal índice da Bolsa de Valores tinha queda de 0,43%, aos 115.309 pontos. Enquanto isso, o dólar subia 0,12%, sendo negociado a R$ 5,04.
O petróleo Brent, contrato de referência global, atingiu 93 dólares por barril nesta quarta-feira, enquanto o risco de escalada do conflito no Oriente Médio ameaçava interromper o fornecimento de petróleo na região, após o Irã pedir a imposição de um embargo petrolífero a Israel. Os futuros do petróleo Brent subiam 2,17%, a 91,85 dólares o barril por volta de 9h (horário de Brasília). Os mercados levaram em conta os prêmios de risco depois que centenas de palestinos foram mortos em uma explosão em um hospital da cidade de Gaza, na terça-feira. Autoridades israelenses e palestinas culparam-se umas às outras pela explosão.
Leia também:
- Crescimento na China e tensão em Israel
- Setor de serviços do Brasil recua 0,9% em agosto
- IGP-10 acelera mais do que o esperado em outubro, mostra FGV
O presidente dos EUA, Joe Biden, chegou a Israel nesta quarta-feira prometendo solidariedade na guerra contra o Hamas e sustentando sua declaração de que a explosão no hospital de Gaza foi causada por militantes.
Na China, a economia cresceu em um ritmo mais rápido do que o esperado no terceiro trimestre, enquanto o consumo e a atividade industrial em setembro também surpreenderam positivamente, sugerindo que a recente enxurrada de medidas estatais está ajudando a reforçar uma tentativa de recuperação.
O PIB chinês cresceu 4,9% no período de julho a setembro em relação ao mesmo período do ano anterior, mostraram os dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas, contra expectativas de analistas em uma pesquisa da Reuters de aumento de 4,4%. Ainda assim, o avanço foi mais lento do que a expansão de 6,3% no segundo trimestre.
No Brasil, as vendas do varejo tiveram leve queda de 0,2% em agosto na comparação com julho de 2023, após crescer 0,7% no mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve alta de 2,3%. O indicador dos últimos 12 meses registrou crescimento de 1,7% e, no acumulado do ano, teve alta de 1,6%. O resultado ainda veio acima da expectativa do mercado, que esperava um recuo de 0,7% na comparação mensal, e alta de 1,20% na comparação anual, segundo estimativas da Reuters.
Nos Estados Unidos, a atenção está voltada para a divulgação do Livro Bege que deve acontecer nesta quarta-feira, às 15h (horário de Brasília). O documento do Federal Reserve, Banco central norte-americano, é um relatório econômico que fornece uma visão abrangente da condição econômica do país.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: -0,27%
S&P 500: -0,52%
Nasdaq: -0,71%
Europa:
DAX (Frankfurt): -0,69%
FTSE100 (Londres): -0,80%
CAC 40 (Paris): -0,67%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): +0,20%
Kospi (Coreia): +0,10%
Xangai (China): -0,80%
(Com Reuters)