O Ibovespa apresenta instabilidade na abertura do pregão desta quinta-feira (19), oscilando entre perdas e ganhos. O foco do mercado está voltado para o discurso do presidente do Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, sobre o cenário econômico e os próximos passos da política monetária. A recente alta dos Treasuries sugere a possibilidade de um ciclo de redução das taxas de juros.
Por volta das 10h20, o Ibovespa tinha leve alta de 0,07%, aos 113.768 pontos. Enquanto isso, o dólar subia 0,15%, negociado a R$ 5,06.
A guerra Israel-Hamas e seus impactos permanecem no radar dos investidores, criando um cenário de aversão ao risco global. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que a guerra será longa. Netanyahu disse que está lutando contra um “eixo do mal” liderado pelo Irã. Neste cenário, os Treasury yields atingiram máximas em seus retornos em 15 anos nesta manhã.
Leia também:
- Nubank busca licença bancária no México
- Impacto do conflito Israel-Palestina nos investimentos
- Saiba como a guerra em Israel pode afetar a economia e seus investimentos
Nos Estados Unidos, os futuros de Nova York repercutem o balanço da Netflix, que avança 13% no pré-mercado, após ter anunciado uma adição de 9 milhões de assinantes no terceiro trimestre, superando a projeção de 6 milhões. Por sua vez, a Tesla viu seus papéis despencarem mais de 5%, uma vez que a fabricante de carros elétricos frustrou as expectativas do mercado.
No cenário econômico, o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu inesperadamente na semana passada, sugerindo mais um mês de forte crescimento do emprego. Os pedidos caíram em 13 mil, para 198 mil na semana encerrada em 14 de outubro, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam 212 mil pedidos para a última semana.
No Brasil, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o texto do protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul, bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que negocia, entre outros pontos, um acordo comercial com a União Europeia. O documento segue agora ao Senado.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: +0,06%
S&P 500: +0,16%
Nasdaq: +0,41%
Europa:
DAX (Frankfurt): -0,12%
FTSE100 (Londres): -1,00%
CAC 40 (Paris): -0,49%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): -1,86%
Kospi (Coreia): -1,90%
Xangai (China): -1,74
(Com Reuters)