O Ibovespa está em alta nesta quarta-feira (4), sinalizando uma recuperação após atingir a mínima desde junho na véspera, com uma queda de 1,42% para 113.419 pontos. Apesar dessa recuperação, o mercado ainda está atento à aversão ao risco no exterior. Isso ocorre devido à criação de vagas no setor privado dos Estados Unidos, que ficou bem abaixo do esperado em setembro, e à destituição do presidente da Câmara dos Deputados. No Brasil, a atenção está voltada para o Congresso e a possibilidade de taxação de offshore e de fundos exclusivos.
Portanto, por volta das 10h20, o Ibovespa apresentava alta de 0,27%, atingindo 113.723 pontos. O dólar também está sinalizando recuperação após ter atingido o valor de R$ 5,15 na véspera. Neste momento, a moeda norte-americana registra queda de 0,15%, sendo negociada a R$ 5,12.
Nos Estados Unidos, foram criados apenas 89.000 empregos no mês passado no setor privado, de acordo com o Relatório Nacional de Emprego da ADP divulgado nesta quarta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam a criação de 153.000 postos de trabalho. O mercado de trabalho está gradualmente perdendo força à medida que se ajusta aos aumentos na taxa de juros implementados pelo Federal Reserve desde março de 2022.
Leia também:
- Criação de vagas no setor privado dos EUA desacelera com força em setembro
- Dólar nas alturas: Quais ações da bolsa podem se beneficiar?
- O governo quer tributar fundos exclusivos. Vai funcionar?
No cenário político, a Câmara dos Deputados dos EUA destituiu o presidente republicano Kevin McCarthy em uma votação histórica. Essa destituição ocorreu com votos de políticos de seu próprio partido, em meio a disputas internas que mergulharam o Congresso em um caos ainda maior. Isso ocorreu poucos dias depois de o Parlamento ter evitado por pouco uma paralisação parcial do governo federal. A votação, com resultado de 216 a 210, marcou a primeira vez na história que a Câmara destituiu seu presidente, com oito republicanos votando com 208 democratas para remover McCarthy.
No Brasil, os investidores estão acompanhando a votação na Câmara, que pode ocorrer nesta terça-feira, sobre a taxação de fundos offshore e de fundos exclusivos. Após essa etapa, o texto precisa ser analisado pelo Senado. Uma novidade é que o parecer protocolado pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) não inclui mudanças nas regras do mecanismo de Juros sobre o Capital Próprio, como era previsto anteriormente.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: +0,14%
S&P 500: +0,18%
Nasdaq: +0,35%
Europa:
DAX (Frankfurt): +0,32%
FTSE100 (Londres): -0,16%
CAC 40 (Paris): +0,52%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): -2,17%
Xangai (China): +0,10%
(Com Reuters)