O Ibovespa iniciou esta segunda-feira (16) em alta, acompanhando os índices futuros de Nova York. Enquanto isso, os investidores estão atentos aos impactos da guerra entre Israel e o Hamas, com receio de uma escalada do conflito para outros países. Portanto, por volta das 10h30, o principal índice da Bolsa de Valores subia 0,33%, atingindo 116.132 pontos. O dólar apresentava queda de 0,44%, sendo negociado a R$ 5,06.
No final de semana, o Irã enviou uma mensagem de alerta a Israel, afirmando que irá intervir na guerra se o país continuar com a operação de invadir a Faixa de Gaza. Esse alerta foi emitido após o comunicado do Exército israelense de que o país se prepara para uma ampla ofensiva por “terra, mar e ar,” com o objetivo de chegar ao coração de Gaza.
Leia também:
- O risco de a guerra se ampliaR
- Mercado reduz projeção de inflação deste ano após IPCA abaixo do esperado
- Ações da GetNinjas sobem 13,1% com possível oferta pública de aquisição
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou uma mensagem mais firme a Israel, afirmando que a ocupação da Faixa de Gaza seria “um grande erro.”
No Brasil, a atenção dos investidores está voltada para a votação da Câmara nesta quarta-feira (18) sobre o projeto de taxação de fundos exclusivos e offshores. No cenário macroeconômico, os economistas consultados pelo Banco Central reduziram suas projeções para a inflação. Agora, o mercado espera uma alta de 4,75% dos preços ao consumidor em 2023, contra a estimativa anterior de 4,86%, segundo o relatório Focus.
Mercado Internacional
Nos EUA, o destaque está nos balanços de grandes empresas. Nesta semana, serão divulgados os resultados do Bank of America, Goldman Sachs, Morgan Stanley, Netflix e Tesla. Também será divulgado o Livro Bege do Federal Reserve, um relatório que fornece uma visão abrangente da condição econômica do país.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Na China, o banco central aumentou o suporte de liquidez para o sistema bancário, realizando operações de facilidade de empréstimo de médio prazo (MLF) no valor de US$ 108 bilhões. Ainda nesta semana, devem sair o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, a produção industrial e as vendas no varejo.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: +0,61%
S&P 500: +0,53%
Nasdaq: +0,36%
Europa:
DAX (Frankfurt): +0,13%
FTSE100 (Londres): +0,39%
CAC 40 (Paris): +0,25%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): -2,03%
Kospi (Coreia): -0,81%
Xangai (China): -0,46%
(Com Reuters)