Ignacio Sanchez, CEO da Leroy Merlin, ficava preocupado todas as vezes que caminhava perto dos caixas das lojas da rede. Ele sabe que cerca de 70% de seus clientes precisa parcelar as compras de material de construção e de itens de decoração. E também sabe que, para isso, eles usam cartões de crédito de diversos emissores.
Para reduzir essa preocupação, o executivo espanhol fechou uma parceria com a Pefisa, fintech da Pernambucanas, e lançou uma plataforma de soluções financeiras, denominada Leroy Merlin Pay. Com ela, a rede espera acompanhar os clientes na execução de todos os seus projetos. “Analisamos diversas plataformas financeiras e escolhemos a Pefisa devido ao seu entendimento do varejo.”
Quais são as dez maiores varejistas do país?
-
Gabriela Melo/Reuters 1- Grupo Carrefour Brasil (CRFB3)
Segmento: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
Faturamento em 2022: R$ 108 bilhões -
Paulo Whitaker/Reuters 2- Assaí (ASAI3)
Segmento: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
Faturamento: R$ 59,7 bilhões -
Divulgação/Magazine Luiza 3- Magazine Luiza (MGLU3)
Segmento: Lojas de Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral
Faturamento: R$ 44,7 bilhões -
Divulgação/Casas Bahia 4- Via (VIIA3)
Segmento: Eletromóveis
Faturamento: R$ 39 bilhões -
Anúncio publicitário -
Reprodução 5- Americanas (AMER3)
Segmento: Lojas de Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral
Faturamento: R$ 34,4 bilhões
*Rombo contábil foi divulgado em janeiro de 2023. -
RaiaDrogasil/ Reprodução 6- RaiaDrogasil (RADL3)
Segmento: Drogaria e Perfumaria
Faturamento: R$ 30,9 bilhões -
Divulgação 7- Grupo Boticário
Segmento: Drogaria e Perfumaria
Faturamento: R$ 23,6 bilhões -
Divulgação/Natura 8- Natura&CO (NTCO3)
Segmento: Drogaria e Perfumaria
Faturamento: R$ 20,7 bilhões -
Divulgação/Grupo Mateus 9- Grupo Mateus (GMAT3)
Segmento: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
Faturamento: R$ 20,4 bilhões -
Divulgação/Pão de Açúcar 10- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3)
Segmento: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
Faturamento: R$ 18,4 bilhões
1- Grupo Carrefour Brasil (CRFB3)
Segmento: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
Faturamento em 2022: R$ 108 bilhões
Segundo Marcelo Labuto, CEO da Pefisa, isso e a tecnologia permitem melhorar os negócios de diversas empresas parceiras. “Temos uma grande capacidade de concessão de crédito”, diz ele. “A Leroy Merlin Pay já nasce revolucionando o setor de construção civil, possibilitando à varejista se aproximar mais do amplo e diversificado público com o qual se relaciona”, afirma.
Para Roberto Wajnsztok, head de varejo digital da Gouvêa Consulting, o momento é propício para iniciativas desse tipo. “O varejo vive um momento muito difícil de crescimento e é importante melhorar a lucratividade em cima da base de clientes já existente, já que não há mais tantos compradores novos chegando como acontecia antes ou durante a pandemia”, diz ele. “Lançar o serviço financeiro que permite vender mais sem depender de novos consumidores nas lojas é uma solução interessante.”
Em sua visão, a parceria com a Pefisa também é inteligente, já que a companhia atua na base da Pernambucanas e sabe lidar com os entraves financeiros do setor. “A Leroy terá como parceiro financeiro um varejista que sabe o que está fazendo, então a conversa fica muito igual e facilita o processo”, diz Wajnsztok.
Leia também:
- Tok&Stok 3.0: fundadora volta à cadeira de CEO e quer retomar raízes do físico
- Falta de profissionais em TI: o que as empresas precisam fazer para conseguir os melhores
- Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
No novo sistema, todas as informações ficarão centralizadas em um aplicativo. Nele, o cliente poderá gerir sua conta, consultar faturas e limites, antecipar parcelas, realizar transferências via Pix e pagar contas. Também será possível serão oferecidos empréstimos, seguros, aplicações financeiras e integração ao programa de fidelidade da Leroy Merlin.
O projeto terá início com o novo cartão Celebre!, que será emitido nas lojas e permitirá realizar parcelamentos em até 10 vezes sem juros. “Para nós, lançar essa nova solução financeira é poder inovar e ao mesmo tempo oferecer um serviço de excelência que proporcione ganhos aos nossos consumidores. Atuamos de maneira a oferecer a jornada completa aos nossos clientes, desde a entrega de produtos, serviços e agora uma nova solução financeira”, diz Sanchez.