Bom dia! Estamos na quinta-feira, 19 de outubro.
Cenários
O evento mais importante do dia, que deverá balizar os preços do mercado de agora para o fim do ano, é um discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central americano. Powell falará no Clube Econômico de Nova York às 13 horas (horário de Brasília). O mundo vai parar para ouvir.
A questão mais importante é se ele vai indicar que os juros americanos, atualmente na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano, vão continuar subindo. Ou se o Fed considera que a alta foi suficiente e agora é questão de esperar que o aperto na política monetária faça efeito.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
Os números do mercado indicam que o sentimento dominante é de pessimismo. Na manhã desta quinta-feira, a rentabilidade dos títulos referenciais de dez anos do Tesouro americano estava em 4,975% ao ano, nível mais elevado desde abril de 2007.
O aumento dos rendimentos pode ser um sinal de que os mercados pensam que Powell irá enfatizar a abordagem de taxas mais elevadas durante mais tempo, apoiada recentemente por vários outros responsáveis da Fed.
A inflação americana tem recuado, mas os juros dos títulos públicos vêm subindo sistematicamente, mostrando que os investidores estão inseguros sobre os rumos da política monetária.
A maioria dos profissionais de mercado espera que o Fed mantenha as taxas, mas será preciso esperar o discurso de Powell para confirmar essa expectativa.
Indicadores
- Brasil
IBC-Br (Ago)
Esperado: -0,30%
Anterior: +0,44%
- Estados Unidos
Pedidos iniciais de seguro desemprego
Esperado: 212 mil
Anterior: 209 mil
Discurso de Jerome Powell