A Dell Technologies reiterou nesta quinta-feira previsão de que a receita cresça a uma taxa anual composta de 3% a 4% a longo prazo, decepcionando alguns investidores que esperavam que a inteligência artificial (IA) fornecesse impulso para um salto maior nas vendas maior, o que fazia suas ações recuarem cerca de 2%.
A empresa, que fabrica PCs e servidores usados para suportar tecnologias como o ChatGPT, também prevê um crescimento de lucro ajustado por ação no longo prazo de 8% ou mais e disse que recomprará mais 5 bilhões de dólares em ações, após um plano de recompra de tamanho semelhante lançado em 2021.
Leia também:
- 10 potenciais fusões e aquisições em IA para os próximos meses
- IA para games e esporte: nova fase da SAP vai além do mundo corporativo
- Com salários de até R$ 40 mil, IA é a habilidade tecnológica mais buscada pelo mercado
A perspectiva para a receita sugere que o impulso da IA generativa pode levar mais tempo para se materializar para a empresa, cujas ações têm se valorizado quase 20% desde o forte balanço divulgado em agosto, com o otimismo sobre seu papel na viabilização da nova tecnologia.
“A (previsão para a) taxa de crescimento anual composta de receita inalterada parece conservadora, dadas as recentes tendências favoráveis da IA, que são esperadas não apenas para se desenvolver, mas também persistir no futuro”, disseram analistas da Evercore ISI.
Assim como outras empresas de tecnologia, a demanda por IA surgiu recentemente como um ponto positivo para a Dell, após vários trimestres de queda nas vendas devido a gastos digitais mais baixos. Seu principal gerador de receita — o mercado de PCs — tem estado em baixa desde o fim da pandemia.
A Dell disse que espera aumentar seu dividendo trimestral em 10% ou mais anualmente até o ano fiscal de 2028, como parte de um plano para devolver mais de 80% de seu fluxo de caixa livre ajustado aos acionistas por meio de uma combinação de recompra de ações e dividendos.
Os números foram divulgados na reunião da empresa com analistas de Wall Street nesta quinta-feira.
As ações da Dell subiram 65% até agora este ano, após caírem quase 30% em 2022.