Saiba como evitar 13 travessuras financeiras no Dia das Bruxas

Roubo de identidade, perda de emprego, dívidas incontroláveis: essas são algumas das travessuras do dinheiro que podem assombrar sua vida

Nina Bambysheva, Forbes USA

Getty Images
Getty Images

Confira a lista de “travessuras” relacionadas a dinheiro e dicas que podem ajudar a evitá-las

Acessibilidade

Gostosura ou Travessura?”. Essa é uma expressão popular do Dia das Bruxas nos Estados Unidos. Pela tradição original, a “travessura” era a ameaça de uma traquinagem se o adulto não oferecesse uma “gostosura” às crianças fantasiadas que batiam às portas.

O educador financeiro Erik Carter, da consultoria norte-americana Financial Finesse, elaborou uma lista de “travessuras” relacionadas a dinheiro e dicas que podem ajudar a evitá-las:

  • Getty Images

    #1 – Travessura: Perda de emprego

    Erik Carter recomenda a construção de uma reserva de emergência com valor suficiente para cobrir pelo menos de 6 a 12 meses de despesas fixas

  • Getty Images

    #2 – Travessura: Falta de planejamento para a sucessão

    É possível reduzir o impacto sobre os herdeiros por meio de um seguro de vida suficiente para prover aos dependentes um testamento, atualização de beneficiários e, possivelmente, minimizar impostos sobre heranças.

  • Getty Images

    #3 – Travessura: Acúmulo de dívidas

    É aconselhável considerar maneiras de reduzir as taxas de juros em seus cartões de crédito e diminuir suas despesas. Se estiver enfrentando dificuldades com os pagamentos mínimos, talvez seja prudente negociar um plano de pagamento acessível com seus credores.

  • Getty Images

    #4 – Travessura: Não se proteger da inflação

    Para o dinheiro destinado a longo prazo, é recomendável alocar pelo menos uma parte de seu portfólio em investimentos que protejam seu patrimônio da inflação. Também é aconselhável incluir ativos reais como imóveis e commodities em seu portfólio.

  • Anúncio publicitário
  • Getty Images

    #5 – Travessura: Má gestão dos investimentos

    Erik Carter sugere manter uma estratégia de alocação de ativos diversificada com base em seus objetivos e tolerância ao risco, e reequilibrar seu portfólio pelo menos uma vez por ano.

  • Getty Images

    #6 – Travessura: Ter sua identidade roubada

    Verifique seus relatórios de crédito anualmente. É recomendável que você contrate um seguro em seus cartões e bloqueie o acesso aos seus extratos para evitar que alguém acesse seus dados sem sua permissão. Além disso, tenha extrema cautela ao utilizar cartões de débito e crédito em estabelecimentos.

  • Getty Images

    #7 – Travessura: Sofrer um acidente ou doença

    Carter aconselha a constituição de uma reserva de emergência ou a aquisição de um seguro adequado para acidentes, saúde e invalidez.

  • Getty Images

    #8 – Travessura: Não economizar o suficiente para a aposentadoria

    Elabore um plano de aposentadoria para determinar a quantia adicional necessária para atingir seus objetivos. Considere incluir no plano cálculos de retornos reais de investimento e uma expectativa de vida acima da média.

  • Getty Images

    #9 – Travessura: Pagar mais impostos

    Tire o máximo proveito de investimentos com incentivos fiscais como fundos de investimento imobiliário e títulos isentos. Também não esqueça de compensar os prejuízos em aplicações financeiras para compensar o imposto a pagar.

  • Getty Images

    #10 – Travessura: ganhar menos devido às taxas de administração

    Conforme destacado por Erik, taxas baixas de fundos são a “melhor garantia de bons retornos futuros “. Para minimizar taxas e custos de negociação, considere aderir a Exchange Traded Funds (ETFs).

  • Getty Images

    #11 – Travessura: Dívidas de empréstimos estudantis

    Se seu filho ainda é jovem e é necessário economizar para sua educação, comece a aplicar em uma conta poupança. Se ele está se aproximando da idade universitária, explore maneiras de reduzir custos, como optar por uma instituição de ensino mais econômica.

  • Getty Images

    #12 – Travessura: Demorar para pensar nos cuidados de longo prazo

    Se você está na faixa etária de 50 a 60 anos, considere adquirir um seguro de cuidados de longo prazo enquanto ainda é relativamente jovem e saudável o suficiente para se qualificar. Isso garante que você adquira o seguro adequado para cobrir seus ativos.

  • Getty Images

    #13 – Travessura: Ignorar todas as dicas

    Erik recomenda criar uma lista de todas as dicas mencionadas e dividi-las em etapas gerenciáveis. Se necessário, considere trabalhar com um planejador financeiro que possa auxiliá-lo durante o processo e mantê-lo responsável pelo cumprimento das ações recomendadas.

Getty Images

#1 – Travessura: Perda de emprego

Erik Carter recomenda a construção de uma reserva de emergência com valor suficiente para cobrir pelo menos de 6 a 12 meses de despesas fixas

No Halloween, os estabelecimentos estarão decorados com bruxas, zumbis, vampiros e outros monstros, mas eles são inofensivos. As verdadeiras ameaças não são tão visíveis, e será necessário mais do que algumas guloseimas para mantê-las afastadas.