Bom dia. Estamos na sexta-feira, 10 de novembro.
Cenários
A expectativa do mercado no último pregão da semana é com a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente a outubro. A mediana das expectativas é de uma leve alta para 0,29% ante os 0,26% de setembro. Se esse número se confirmar, apesar de o índice de outubro ficar marginalmente acima do de setembro, a inflação acumulada em 12 meses vai recuar para 4,85% ante os 5,19% nos 12 meses até setembro.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Perspectivas
Para além dos números, o que os investidores e especialistas do mercado financeiro querem ver é o comportamento de alguns preços específicos. O mais importante são os combustíveis, especialmente a gasolina. Nas observações mais recentes sobre a inflação, o IPCA desacelerou devido aos combustíveis. Esse item tem um efeito multiplicador importante nos demais preços da economia. Por isso, uma baixa nos combustíveis pode auxiliar no retorno da inflação para as metas, o que facilitará o trabalho do Banco Central (BC) de reduzir os juros.
Indicadores
- Brasil
IPCA (Out)
Esperado: 0,29%
Anterior: 0,26%
IPCA (12m)
Esperado: 4,87%
Anterior: 5,19%
- Estados Unidos
Sem indicadores relevantes
- Reino Unido
Produto Interno Bruto (3º trimestre)
Observado: 0,6%
Esperado: 0,5%
Anterior: 0,6%