O Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos, deve manter as taxas de juros inalteradas na faixa de 5,25% a 5,50% ao concluir sua reunião nesta quarta-feira (13). A decisão será anunciada às 15h (horário de Brasília). A plataforma de monitoramento do CME Group coloca a probabilidade de um aumento nas taxas de juros em apenas 3%. Portanto, o foco dos especialistas está para além do resultado da reunião, em busca de pistas sobre um eventual início do ciclo de cortes em 2024.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Com isso, a atenção está voltada principalmente para o chamado “Resumo das Projeções Econômicas”, que é atualizado a cada duas reuniões. Na última, em setembro, a expectativa mediana para as taxas em dezembro de 2024 era de 5,1%, com a inflação (núcleo do índice de preços de gastos com consumo, PCE) estimada em 2,5%.
Entretanto, desde a última projeção, foram divulgados dados econômicos importantes que devem trazer mudanças nas futuras projeções. A inflação de outubro veio em linha com o esperado, e os dados de crescimento e emprego permaneceram robustos. Dessa forma, é esperado que o Fed reduza suas expectativas de taxa de juros e inflação para dezembro do próximo ano. Essas informações ajudarão o mercado a avaliar opotencial dos cortes nas taxas de juros.
Atualmente, os especialistas vêem as taxas de curto prazo em um nível médio de 4,25% para dezembro de 2024, significativamente abaixo da estimativa do Fed em setembro de 5,1% para o mesmo mês.
Em declarações recentes, os representantes da autoridade monetária afirmaram que o aumento das taxas agora é mais uma possibilidade do que uma certeza, especialmente à medida que 2024 se aproxima. Eles também minimizam a possibilidade de cortes nas taxas no curto prazo.
O que esperar?
Embora o anúncio formal na reunião de dezembro possa não trazer grandes acontecimentos, os dados de suporte e os comentários na coletiva de imprensa podem se mostrar esclarecedores para os mercados.
Até o momento, os oficiais do Fed deixaram claro que acreditam que outro aumento nas taxas de juros poderia ocorrer em certos cenários. Se eles atualizarem essa linguagem para introduzir a perspectiva de cortes nas taxas de juros, então o Fed pode estar se aproximando das expectativas atuais do mercado.
Leia também:
- Fed: com tempo suficiente, juro no nível atual pode baixar inflação nos EUA
- Fed deixa taxa de juros inalterada, mas reconhece que economia dos EUA está “forte”
Entretanto, se o Fed continuar a discutir a perspectiva de um crescimento econômico robusto e um mercado de trabalho forte que poderia prejudicar sua luta contra a inflação, então o mercado pode ser levado a revisar sua avaliação atual. Ou seja, cortes nas taxas de juros poderiam ocorrer até o segundo semestre de 2024.
Tanto os mercados quanto o Federal Reserve concordam amplamente que as taxas provavelmente se moverão para baixo em 2024.