Bom dia. Estamos na terça-feira, 5 de dezembro.
Cenários
Na manhã desta terça-feira (5), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve divulgar o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. A mediana das projeções dos analistas indica uma retração de 0,2%, após um crescimento de 0,9% no trimestre anterior. Em 12 meses, o crescimento deverá desacelerar para 1,9% ante os 3,4% nos 12 meses até o segundo trimestre do ano.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Perspectivas
O PIB brasileiro vem surpreendendo positivamente os investidores. Devido aos gastos do governo e ao bom desempenho do agronegócio, a economia brasileira cresceu mais do que o esperado. No entanto, as projeções são de que, agora, esse movimento perdeu força. E outros setores, a indústria em especial, vêm sentindo o impacto negativo dos juros ainda elevados, apesar da trajetória descendente da Selic.
A confirmação do PIB descendente pode justificar uma postura mais “dovish” do Banco Central (BC) na redução da taxa Selic. A expectativa disso pode muito provavelmente influenciar os juros de longo prazo, à medida que os especialistas refazem as contas para a Selic do fim de 2024.
Indicadores
- Brasil
Produto Interno Bruto (3º tri)
Esperado: – 0,2%
Anterior: + 0,9%
Produto Interno Bruto (12mi)
Esperado: 1,9%
Anterior: 3,4%
- Estados Unidos
Relatório de emprego JOLTs (Out)
Esperado: 9,3 milhões
Anterior: 9,553 milhões
PMI Setor de Serviços (Nov)
Esperado: 50,8
Anterior: 50,6