A rede brasileira de fastfood Oakberry levantou R$ 325 milhões em uma rodada de investimentos liderada por fundos administrados pelo BTG Pactual, informou a companhia nesta sexta-feira (22), em uma estratégia para impulsionar um plano de expansão global que prevê abrir 300 lojas até o final de 2024.
A Oakberry, fundada em 2016 e já apoiada pela gestora de ativos Kilima Asset, vende açaí em mais de 40 países, incluindo Estados Unidos, Arábia Saudita, Reino Unido e França. Com o dinheiro arrecadado com os fundos administrados pelo BTG Pactual, a empresa planeja turbinar o crescimento internacional, com foco no mercado norte-americano.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A expectativa é atingir cerca de 1 mil lojas e faturamento de R$ 1 bilhão até o final do próximo ano.
Cerca de 70% das receitas totais da Oakberry já vêm de operações internacionais, mas esse número deverá atingir 80% dentro de dois anos, disse a empresa, que opera tanto através de franquias como com lojas próprias.
A Oakberry espera crescer sete vezes nos EUA até 2026, abrindo mais de 200 novas lojas para se somar às atuais 35, metade das quais seriam de propriedade da empresa. Na Europa, onde atingiu recentemente as 100 unidades, o plano é triplicar no mesmo período.
“A gente entende que faz sentido a gente alocar o nosso capital em mercados específicos nos EUA – sul da Flórida, Nova York, Califórnia”, disse o presidente-executivo, Georgios Frangulis, à Reuters em entrevista. “Estamos dobrando a aposta nessa nossa estratégia, que a gente já entende que funciona”, acrescentou.
A Oakberry disse que também está considerando oportunidades de coinvestimento em países como Austrália e Portugal.
Antes do investimento dos fundos do BTG, a Oakberry já havia captado R$ 84 milhões da Kilima em 2021. A empresa não divulgou sua avaliação após a última rodada.