A Apple se tornou a marca mais valiosa do mundo, atingindo um valor de US$ 516,6 bilhões. A empresa fundada por Steve Jobs está no pódio, com uma vantagem significativa sobre a Microsoft e o Google.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Segundo o relatório Brand Finance Global 500, o valor de marca da fabricante de iPhones aumentou em impressionantes 74% em comparação com o ano anterior. “Mais de 50% dos entrevistados reconheceram a Apple como uma marca de produtos caros, mas que oferecem um valor que reforça a capacidade da marca de cobrar um prêmio”, afirma Massimo Pizzo, consultor sênior da Brand Finance.
Leia Também:
- Apple supera Samsung na liderança de vendas de smartphones
- Apple vende iPhone 15 na China com desconto raro diante de maior concorrência
- Documentos da Apple confirmam novidades para o iPhone
A Amazon, que liderava a lista no ano anterior, retrocedeu três posições, ficando em quarto lugar, atrás da Apple, Microsoft (US$ 340,4 bilhões) e Google (US$ 333,4 bilhões).
No Brasil, apenas três empresas figuram entre as 500 marcas mais valiosas do mundo, todas do setor financeiro. O Itaú lidera o ranking com US$ 8,3 bilhões, seguido pelo Banco do Brasil com US$ 5,5 bilhões e o Bradesco com US$ 5 bilhões. O destaque do relatório foi o Banco do Brasil, que subiu 50 posições em relação a 2023. Por outro lado, Itaú e Bradesco caíram 21 e 12 lugares na lista, respectivamente.
Nvidia é a marca de crescimento mais rápido do mundo
A Nvidia é a marca de crescimento mais rápido do mundo, com um aumento de 163%, atingindo US$ 44,5 bilhões, devido à sua forte inovação na inteligência artificial.
Por outro lado, a Tesla teve um desempenho negativo, com uma queda de 12%, reduzindo seu valor para US$ 58,3 bilhões. Em contraste, a concorrente chinesa BYD, fundada pelo bilionário Wang Chuanfu, registrou um crescimento de 20%, atingindo US$ 12,1 bilhões, impulsionado principalmente pelo excelente desempenho no mercado doméstico e pelo crescente interesse internacional.