O número de viagens de carro organizadas pela plataforma da francesa BlaBlaCar no Brasil superou em 2023 em cerca de 30% o volume de viagens registradas pela companhia na França, consolidando o Brasil como o maior mercado global para a companhia, disse a presidente da BlaBlaCar no Brasil, Tatiana Mattos.
A plataforma de compartilhamento de caronas está presente em 22 países e dos mais de 100 milhões de usuários, 17 milhões estão no Brasil. Na França a empresa tem 25 milhões.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“Já projetávamos essa liderança como algo natural, principalmente a partir da retomada do setor de turismo e viagens brasileiro, consolidada em 2023”, disse Mattos. Ela citou um aumento de 40% nas viagens no ano passado ante 2022. A Índia é o terceiro maior mercado da BlaBlaCar nesse segmento.
“Quando a gente olha para a complexidade do território francês, para a complexidade do território brasileiro, e aí eu estou falando basicamente de extensão do território, sem dúvida nenhuma, o Brasil é um mercado com muito potencial”, afirmou a executiva em entrevista à Reuters.
Além das viagens em carros, a BlaBlaCar oferece no Brasil desde 2020 um marketplace para a venda de passagens rodoviárias, com 214 viações conectadas à plataforma, entre elas Guanabara, Ouro e Prata e Águia Branca.
A empresa planeja expandir esse número para 250 em 2024, abrangendo 90% das linhas rodoviárias regulares do Brasil.
No ano passado, a venda de passagens de ônibus pelo marketplace da BlaBlaCar cresceu 160% em comparação com 2022, superando o aumento de 72% de 2021 a 2022.
A plataforma atualmente cobra comissões apenas no segmento de marketplace, mas Mattos mencionou planos de implementar uma taxa para reservas no serviço de viagens de carro.
O novo sistema de reservas, no entanto, ainda está em fase de testes e não há previsão de quando estará disponível para todos os usuários do aplicativo no Brasil, afirmou a executiva.