O Ibovespa opera em alta de 0,17% na abertura do pregão desta quinta-feira (11), a 131.075 pontos perto das 10h10, horário de Brasília. Por aqui, os investidores repercutem a divulgação da inflação de dezembro, que veio acima do esperado pelo mercado, apesar de se manter abaixo da média em 2023. No exterior, a expectativa fica em torno do CPI.
O dólar recuava 0,12% ante o real por volta das 10h10. A moeda era negociada a R$ 4,8852.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A inflação ao consumidor brasileiro encerrou 2023 com alta acumulada de 4,62% e voltou a ficar abaixo do teto da meta depois de dois anos seguidos de estouro do objetivo, ainda que tenha superado as expectativas.
A leitura do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos 12 meses até dezembro de 2023, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou assim dentro do intervalo da meta para o ano passado, de 3,25% com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
O resultado, que mostra uma acomodação da inflação em patamares mais baixos, ficou abaixo das taxas de 5,79% e 10,06% registradas respectivamente em 2022 e 2021, quando a alta do IPCA ficou acima do limite máximo do objetivo e obrigou o Banco Central a divulgar cartas explicando os motivos.
Porém foi mais forte do que a expectativa em pesquisa da Reuters de um avanço de 4,54% nessa base de comparação.
Somente em dezembro o IPCA subiu 0,56%, acelerando ante o ritmo de 0,28% em novembro e também acima da taxa de 0,48% esperada em pesquisa da Reuters.
Mercados internacionais
Nos Estados Unidos, será divulgada a leitura mais da inflação ao consumidor nos Estados Unidos, medida pelo Consumer Price Index (CPI). Será a última divulgação antes da próxima reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, agendada para os dias 30 e 31 de janeiro.
A mediana das expectativas para o índice amplo é de uma variação de 0,2% em dezembro, acima do 0,1% registrado em novembro. No acumulado em 12 meses, a mediana das projeções é de uma variação de 3,2%, levemente superior aos 3,1% registrados nos 12 meses anteriores.
Na Ásia, as ações da China se recuperaram nesta quinta-feira, enquanto o mercado de Hong Kong saltou após sete sessões de perdas, já que os investidores aproveitaram para fazer compras nas baixas em meio às expectativas de afrouxamento da política monetária.
As ações asiáticas subiram nesta quinta-feira, antes da divulgação de dados de inflação dos EUA que podem influenciar o pensamento do Federal Reserve sobre cortes nos juros.
O sentimento dos investidores ainda permanecia fraco devido à falta de evidências de que a economia da China esteja melhorando. Os investidores aguardam dados sobre comércio, inflação e crédito nos próximos dias para avaliar a força da recuperação.
O ímpeto de aumento dos salários no Japão está aumentando mais cedo neste ano do que em 2023, mas as perspectivas permanecem incertas, disse o banco central nesta quinta-feira, destacando seu otimismo cauteloso em relação às perspectivas de atingir de forma sustentável sua meta de inflação de 2%.
A avaliação, feita em um relatório trimestral sobre as economias regionais, será um dos fatores que o Banco do Japão levará em conta ao decidir quando encerrar a era de taxas de juros negativas.
O Hang Seng, de Hong Kong, valorizou 1,27%; e o BSE Sensex, de Mumbai, fechou o dia em alta de 0,09%. Já na China continental, o índice Shanghai ganhou 0,31%; e no Japão, o índice Nikkei avançou 1,77%.
(Com Reuters)