O Ibovespa fechou em queda de 1,21% nesta quinta-feira (4), cotado a 131.225 pontos, após novas altas nos rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano, em meio a dados mostrando que o mercado de trabalho dos Estados Unidos continua robusto. Por aqui, menos de 10 ações encerram o dia no campo positivo, com destaque para os papéis do Assaí (ASAI3).
O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu mais do que o esperado na semana passada, sugerindo que as condições do mercado de trabalho continuam bastante apertadas. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 18 mil na semana encerrada em 30 de dezembro, para 202 mil em dado com ajuste sazonal.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Os pedidos têm oscilado na extremidade inferior de sua faixa de 194 mil a 265 mil para 2023. O mercado de trabalho está esfriando constantemente após os aumentos de 525 pontos-base na taxa de juros pelo Federal Reserve desde março de 2022. A taxa de desemprego, no entanto, permanece abaixo de 4%.
No cenário corporativo, a Zamp, operadora de redes de fast food como Burger King no Brasil, anunciou que a assembleia geral extraordinária aprovou a saída da companhia do segmento Novo Mercado da B3 sem realização de oferta pública de aquisição de ações (OPA), conforme pedido do Mubadala feito em novembro.
A companhia anunciou ainda que o presidente do conselho de administração, Marcos Grodetzky, apresentou pedido de renúncia.
Na visão de analistas do Bradesco BBI, a saída do Novo Mercado e a renúncia de importantes conselheiros confirmam a força do Mubadala, um movimento dos acionistas que começou em agosto do ano passado. “Consequentemente, Zamp deverá fazer mudanças nas prioridades estratégicas nos próximos meses.” Com a notícia, os papéis da companhia desabaram 18,7% na bolsa nesta quinta-feira.
No Ibovespa, as ações do Assaí (ASAI3) registraram a maior alta do dia, subindo 2,09%. Braskem (BRKM5) e BB Seguridade (BBSE3) completam o top 3 do pregão, com altas de 1,07% e 0,86%.
No lado contrário, a MRV (MRVE3) registrou a pior queda do dia, recuando 6,32%. A Alpargatas (ALPA4) também encerrou o pregão com perdas consideráveis, de 5,94%.
O dólar encerrou o dia em queda de 0,15%, cotado a R$ 4,9074. O petróleo fechou em baixa nesta quinta-feira, em uma sessão volátil, com os enormes estoques semanais de gasolina e destilados dos Estados Unidos ofuscando uma queda maior do que a esperada nos estoques de petróleo.