A Apple superou quatro fabricantes chineses de smartphones para conquistar a posição de destaque entre os vendedores de dispositivos móveis na China pela primeira vez, segundo um relatório da IDC. O segredo do sucesso da Apple, no entanto, foi algo bastante atípico para a empresa: descontos.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“A ascensão da Apple ao topo em 2023, especialmente diante da renovada concorrência da Huawei, representa um tremendo sucesso para a empresa”, afirmou o analista da IDC, Arthur Guo, em comunicado. “A Apple alcançou isso graças a promoções de preços oportunas, que estimularam a demanda.”
Os principais fornecedores de smartphones na China em 2023 foram:
- Apple: 17,3% de participação no mercado;
- Honor: 17,1% de participação no mercado;
- OPPO: 16,7% de participação no mercado;
- Vivo: 16,5% de participação no mercado;
- Xiaomi: 13,2% de participação no mercado;
- Outros: 19,1% de participação no mercado.
Apesar das remessas terem diminuído 2,2% em relação ao ano anterior, a Apple alcançou a primeira posição no total de remessas de smartphones vendidos na China em 2023. Isso se deve ao mercado geral de smartphones da China ter registrado uma queda de 5%, com 271,3 milhões de unidades enviadas. A salvação da Apple foi a diminuição ainda maior de outros fabricantes.
Leia também:
- Apple permitirá downloads fora da App Store na UE, com novas taxas
- O iOS 17.3 chegou. Por que você deve atualizar seu iPhone agora?
- Por que o Apple Vision Pro é um divisor de águas para a Apple?
A Vivo foi a que mais perdeu, com uma queda de 15,5%, enquanto a Honor caiu 10,3% e a Xiaomi 8,5%.
A queda de 5% no mercado total foi um fator na diminuição, mas outro grande aspecto é o aumento da concorrência de marcas fortes na China. A categoria “outros”, que representa quase 20% de todos os smartphones vendidos no país, roubou a participação de praticamente todos os principais fornecedores, exceto a Apple.
“Honor manteve sua posição graças à melhoria em suas parcerias de canais e uma estratégia de produto abrangente, capturando bons compradores com sua bem-sucedida linha de dispositivos dobráveis e outros diversos modelos populares”, disse Guo.
A Apple atualmente não oferece um dispositivo dobrável.
De acordo com a IDC, o mercado de smartphones chinês está mostrando sinais de recuperação e um retorno ao crescimento em 2024, pois o quarto trimestre de 2023 encerrou 10 trimestres consecutivos de declínio ano a ano com um modesto crescimento de 1,2%. Porém, claramente, essa tendência de longo prazo indica que a China, como muitos outros mercados globais de smartphones, é um mercado maduro. A maioria das pessoas que deseja smartphones já os possui, e as vendas são impulsionadas por substituições, em vez de um crescimento substancial do mercado como um todo.
Uma empresa que cresceu significativamente no quarto trimestre foi a Huawei, voltando a figurar entre os cinco primeiros colocados pela primeira vez em dois anos.
“Isso só intensificará a competição, já que nenhum fornecedor desejará perder uma posição entre os cinco primeiros no maior mercado de smartphones do mundo”, disse Will Wong, gerente de pesquisa da IDC.
Normalmente, a Apple não oferece descontos em seus produtos. Quando o faz, geralmente depende de adicionar mais valor, como incluir um cartão-presente para outros produtos da Apple. O tempo dirá se essa estratégia pode continuar à medida que a competição se intensifica ainda mais em 2024.
A Apple também conquistou o título de principal fornecedora de smartphones globalmente em 2023.