A Baidu, do bilionário Robin Li, desistiu de sua oferta de três anos para adquirir a plataforma chinesa de transmissão ao vivo da Joyy, YY Live, por US$ 3,6 bilhões (R$ 17,5 bilhões na cotação atual) em moeda corrente, enquanto os reguladores mantêm um controle sobre o setor de entretenimento online do país.
A Moon SPV, uma afiliada da Baidu com sede em Pequim, rescindiu seu acordo de compra de ações com a Joyy para seu negócio de entretenimento baseado em vídeo na China continental, disse a Baidu na segunda-feira (1) em um documento enviado à bolsa de valores de Hong Kong. A empresa citou condições como “aprovações regulatórias necessárias das autoridades” que não foram totalmente satisfeitas até 31 de dezembro de 2023, data de término do negócio.
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Em resposta ao aviso do Baidu, a Joyy, listada na Nasdaq, anunciou nesta segunda-feira(1) que está “buscando aconselhamento jurídico e considerará todas as opções à sua disposição”. O acordo de compra de ações foi “substancialmente concluído” em fevereiro de 2021, segundo a Joyy.
Assinada pela primeira vez em novembro de 2020, a aquisição da YY Live pelo Baidu estava prevista para o primeiro semestre de 2021. A aquisição do popular aplicativo de transmissão ao vivo “catapultaria o Baidu para uma plataforma líder para transmissão ao vivo” e diversificaria a fonte de receita do mecanismo de busca online, disse Li, cofundador e CEO do Baidu, em comunicado na época.
A Baidu pagou um total de US$ 1,9 bilhão (R$ 9,2 bilhões) pelo acordo, anunciou a empresa em seu relatório anual de 2022, publicado em março passado. “Apesar dos esforços de boa fé, não obtivemos as aprovações regulatórias necessárias com relação à aquisição proposta”, escreveu a empresa na época.
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No campo da transmissão ao vivo, o Baidu teria enfrentado forte concorrência de outros gigantes da tecnologia chineses, como o ByteDance, do bilionário Zhang Yiming, que administra o gigante da mídia social TikTok e seu homólogo doméstico Douyin. Também concorrendo está o Kuaishou, listado em Hong Kong, o aplicativo de transmissão ao vivo apoiado pela Tencent.
Ainda assim, a transição para a transmissão ao vivo pode não ser uma prioridade para o Baidu, que recentemente capitalizou a sua aposta de longa data na inteligência artificial. Muitas vezes apelidado de “Google da China”, o Baidu foi um dos pioneiros da China no movimentado campo da IA, investindo US$ 3 bilhões (R$ 14,6 bilhões) em I&D apenas entre o final de 2014 e 2017.
Em março passado, o Baidu mostrou seu chatbot Ernie Bot com tecnologia de IA, fazendo comparações com o ChatGPT da OpenAI. As ações da Baidu listadas em Hong Kong subiram naquela terça-feira, antes de fecharem em queda de 1%, com desempenho melhor do que o Hang Seng Tech Index, um indicador das ações de tecnologia da China em Hong Kong, que caiu 1,7%.
Os investidores continuam receosos quanto a ações regulatórias contra o entretenimento online. No início de dezembro, a publicação de um projeto de legislação sobre novas políticas que exigem que as empresas não incentivem logins diários e instalem moderação de conteúdo fez com que as ações da Tencent e da NetEase despencassem 12% e 22%, respectivamente. Após a queda de US$ 80 bilhões (R$ 389,4 bilhões), as autoridades parecem ter recuado nessas restrições dando luz verde a uma série de novos jogos.
Nos últimos três anos, as autoridades chinesas reprimiram as grandes tecnologias, ao mesmo tempo que introduziram leis destinadas a restringir os videojogos e a transmissão ao vivo. Em novembro de 2021, a Administração Nacional de Imprensa e Publicações do país asiático anunciou que exigiria que aos menores fosse limitado o uso de videogames a menos de 3 horas por semana, entre outras medidas. Em março de 2022, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e o Ministério do Comércio proibiram o “capital não estatal” de transmitir ou participar em “atividades de transmissão em direto”, sem entrar em detalhes.