Bom dia. Estamos na quinta-feira, 11 de janeiro.
Cenários
Nesta manhã será divulgada a leitura mais da inflação ao consumidor nos Estados Unidos, medida pelo Consumer Price Index (CPI). Será a última divulgação antes da próxima reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, agendada para os dias 30 e 31 de janeiro.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A mediana das expectativas para o índice amplo é de uma variação de 0,2% em dezembro, acima do 0,1% registrado em novembro. No acumulado em 12 meses, a mediana das projeções é de uma variação de 3,2%, levemente superior aos 3,1% registrados nos 12 meses anteriores.
O cenário é um pouco mais otimista no caso do “núcleo” da inflação, que exclui itens como alimentos e energia, cujos preços são mais voláteis. A mediana das projeções para dezembro é de 0,3%, igual à variação de novembro. E a estimativa é de uma desaceleração em 12 meses, para 3,8%, ante os 4,0% nos 12 meses até novembro.
Perspectivas
Se confirmados, esses índices de inflação vão colocar à prova as estimativas otimistas dos investidores com relação aos juros nos Estados Unidos. Em dezembro de 2023 havia fortes apostas de corte acelerado e acentuado dos juros americanos já no começo deste ano. No entanto, na primeira semana de 2024, a divulgação das Minutas da reunião do Fed de dezembro mudou as coisas.
Além de não trazer um cenário específico para a baixa dos juros, o texto informou que poderia haver até um aumento das taxas no caso de a inflação ficar acima do esperado. Por isso os profissionais do mercado começaram o ano refazendo suas contas.
Na expectativa dos investidores, o Fed deverá começar a afrouxar a política monetária já agora em março, com uma probabilidade de 65% de isso ocorrer. No entanto, uma inflação acima disso poderá alterar esse cenário, com repercussões fortes sobre os preços dos demais ativos.
Outro indicador que vai atrair a atenção será o número de pedidos iniciais de seguro-desemprego, divulgado semanalmente às quintas-feiras. A projeção é de Na sexta-feira (5) foi divulgado outro indicador do mercado de trabalho, o número de empregos não agrícolas (“non-farm” payroll) que indicou a abertura de 216 mil vagas, acima das 175 mil esperadas. “O mercado está muito mais sensível à publicação dos pedidos de seguro-desemprego do que em outros momentos recentes”, diz Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.
Indicadores
- Brasil
IPCA (Dez)
Esperado: 0,48%
Anterior: 0,28%
IPCA (12m)
Esperado: 4,54%
Anterior: 4,68%
- Estados Unidos
Inflação no varejo (Dez)
Esperado: 0,2%
Anterior:0,1%
Inflação no varejo (12m)
Esperado: 3,2%
Anterior: 3,1%
Núcleo da inflação no varejo (Dez)
Esperado: 0,3%
Anterior: 0,3%
Núcleo da inflação no varejo (12m)
Esperado: 3,8%
Anterior: 4,0%
Pedidos iniciais de seguro-desemprego
Esperado: 210 mil
Anterior: 202 mil