Bom dia. Estamos na terça-feira, 23 de janeiro.
Cenários
Esta terça-feira (23) é um dia de poucos indicadores econômicos. Os investidores estão à espera dos números do Produto Interno Bruto (PIB) e da inflação nos Estados Unidos, agendados para ser divulgados na quinta (25) e na sexta-feira (26).
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O movimento mais notável do mercado é a queda das cotações do bitcoin (BTC). A criptomoeda mais importante era negociada nesta manhã a US$ 38,9 mil, menor cotação desde 1º de dezembro de 2023.
A queda no ano é de 11%. E a baixa desde a quarta-feira, 10 de janeiro, dia da aprovação dos Exchange Traded Funds (ETF) de bitcoin no mercado à vista pela Securities And Exchange Commissio (SEC), a CVM americana, a baixa acumulada é de 16,7%.
Perspectivas
Esse movimento contraria as expectativas do mercado. A expectativa dos investidores era de uma forte alta dos criptoativos após a aprovação dos ETFs. O raciocínio era que essa aprovação tornaria esses investimentos acessíveis ao varejo, destravando um manancial de liquidez para o mercado.
A justificativa para a baixa, porém, é a estimada venda de US$ 1 bilhão em bitcoins pela massa falida da corretora FTX, pressionando as cotações para baixo.
Indicadores
- Brasil
Sem indicadores relevantes
- Estados Unidos
Sem indicadores relevantes