A produção de veículos no Brasil caiu 15,3% em dezembro sobre novembro, para cerca de 172 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, informou a associação de montadoras, Anfavea, nesta quarta-feira.
As vendas saltaram 16,9% na mesma comparação, para cerca de 249 mil unidades, segundo os dados da entidade.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Em todo 2023, a produção caiu 1,9% sobre 2022, para 2,325 milhão de unidades. Já as vendas somaram 2,309 milhões de veículos, alta de 9,7% sobre o ano anterior.
“A média diária (de vendas) em dezembro, de 12,4 mil unidades, é o melhor resultado mensal em quatro anos, puxado pelas locadoras, que emplacaram 75 mil veículos, 30 mil a mais que a média do ano, e pelas promoções dos eletrificados antes da volta do Imposto de Importação”, afirmou a Anfavea em apresentação.
O imposto, antes zerado para os elétricos, voltou a ser cobrado a partir de janeiro deste ano após cobranças de vários meses de montadoras instaladas no Brasil ao governo federal.
As exportações de veículos do Brasil em 2023 somaram 404 mil unidades, queda de 16% sobre 2022, com o México sendo o principal destino dos produtos brasileiros, superando a Argentina pela primeira vez na história do setor. De cada três veículos exportados pelo Brasil, um foi para o México, disse o presidente da Anfavea, Marcio Lima Leite, em apresentação a jornalistas.