Riscos de liquidez preocupam o FMI em meio à dívida elevada

Vice-diretora-gerente do FMI, Gita Gopinath, diz que os "déficits fiscais projetados que serão maiores do que eram antes da pandemia."

Reuters

Foto: REUTERS - Elizabeth Frantz
Foto: REUTERS - Elizabeth Frantz

Vice-diretora-gerente do FMI, Gita Gopinath

Acessibilidade

O Fundo Monetário Internacional está atento aos possíveis riscos de liquidez do mercado à medida que os países refinanciam a dívida emitida durante a pandemia, disse a primeira vice-diretora-gerente do FMI, Gita Gopinath, à Bloomberg News nesta quarta-feira (17).

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

“A dívida está em níveis extremamente altos”, disse ela. “O que me preocupa, além disso, é que temos déficits fiscais projetados que serão maiores do que eram antes da pandemia.”

“Muitos países tomaram muitos empréstimos durante a pandemia. Isso foi de curto prazo por natureza, e está vencendo, então acho que devemos prestar atenção aos riscos de liquidez”, disse Gopinath.

O impacto da pandemia, que atrapalhou o transporte de mercadorias, principalmente da China, levando os países a aumentar a produção doméstica ou a buscar oferta alternativa, e a invasão da Ucrânia pela Rússia, que elevou os preços da energia e das commodities, forçaram os governos a aumentar seus gastos e a tomar mais empréstimos.